domingo, 5 de novembro de 2017

Mais Sobre Cores


Obs.: Este artigo é uma compilação de material pesquisado na internet  sem restrição de uso. Os créditos SEMPRE são mantidos em todos os nossos textos.
Algumas informações poderão estar repetidas, contudo, outras poderão estar em completo aparente desacordo.
Tenhamos em mente que cada autor ou cada estudioso abraça uma determinada teoria, de acordo com suas pesquisas, estudos e convicções.




Quanto mais pesquisamos sobre as cores, mais temos a aprender sobre elas. 

Eventualmente, as cores nos remetem a significados míticos, místicos e mágicos...

Quem, quando criança, não se imaginou voando por um arco-íris?

Se disser que não, eu provavelmente, não acreditarei... >.< ... então se a sua resposta não e favorável, guarde-a para você mesmo... ^_^ ... afinal, é difícil crer numa pessoa que nunca acalentou um sonho sequer...

Continuando nossa pesquisa sobre cores, trago esse artigo com citações de outros sites, portanto, deixei o texto de todos eles na íntegra e a lista da fonte de consulta, apenas no início do artigo.

Note que, alguns conceitos podem trazer elementos repetidos, e outros que parecem contraditórios, mas tenha em mente que esses artigos foram pesquisados e escritos por pessoas que provavelmente, nem se conhecem e abraçam escolas diferentes, fizeram suas buscas em fontes diferentes...

O importante mesmo, é ampliarmos o nosso horizonte com novas possibilidades.


Também tenha em mente, que nenhum dos conceitos abaixo pode ser determinante de alguma questão, a menos que tenha sido comprovado por observação. E a observação faz parte de um estudo que cabe a cada um de nós.

Portanto, não descartamos as assertivas explanadas nesses artigos, pois com certeza são fruto de muito estudo e observação de muitas outras pessoas. 

Agora cabe a nós a nossa parte, pois o conhecimento pode ser transmitido, mas experiência de vida, jamais...

Boa leitura, bons estudos e bom aproveitamento...

Fontes:






Visite também o site: Eu Sem Fronteiras

* * *

O significado das cores

Por André Buzzo

            Para a maioria de nós, um arco-íris de cor se faz presente em nossas vidas. Profundo não é? Mais de 80% de informação visual que temos diariamente são provocadas por cores. Como as cores ou combinações de cores estimulam as pessoas a se interessarem por coisas tão diferentes umas das outras? Como as cores podem nos fazer sentir prazer, desgosto, frio, calor, nos atrair ou não, ou ainda,  estimular ou desestimular nosso apetite?
         Muitas reações são instintivas, universais e atravessam continentes, por assim dizer! Segundo Kathy Lamancusa, “Cores também mandam mensagens que vão além da etnia, cor ou idade. De acordo com um estudo da Cooper Marketing Group, realizado em 1997, para 25% dos entrevistados a cor que representa poder  é o Vermelho Escarlate , enquanto para 17% é a cor Preta e para 13%, é a cor Violeta. Mais de 55% dos entrevistados escolheram essas cores dentre outras 100! A cor Pink foi eleita por 27% do entrevistados no quesito fragilidade, enquanto para 9% é a cor Branca e para 9%, o Roxo Claro.”
Outras associações com as cores são específicas para regiões ou culturas. Misturando um conjunto apropriado de cores podem causar efeitos negativos em determinados grupos de pessoas.
         O webdesign tem entendido que as cores são fundamentais na promoção de um produto, tendo como foco a utilização correta de cores para determinados segmentos culturais, sendo essa cultura alvo de respeito, assim como a idade de seu público alvo. Evitando o uso de cores sem sentido ou entediantes, um design atrativo é obtido com um conjunto de suas sombras e tonalidades que o mantém interessante aos olhos. O adicionamento de texturas pode alterar um pouco o tom – uma textura rugosa pode, por exemplo, escurecer um pouco o tom, enquanto uma textura lisa pode deixá-la mais clara, usando-se a mesma cor!
         O uso de “cores da moda” pode causar efeitos contraditórios e constrangedores – por exemplo, o uso da cor Verde Limão. Como Jill Morton disse: “Psicologicamente, as cores “extravagantes” podem capturar mais a atenção do que cores elegantes. A história confirma o uso dessas cores na arte, na virada do século 20.
As Cores: Seus Significados Por Região e Seus Efeitos
VERMELHO
Europa – Perigo, amor, excitação.
China – É cor tradicional das noivas, boa sorte, celebração, alegria, felicidade, vitalidade, vida longa, indica a direção do Sul. Chineses costumam dizer:  “Quando alto é muito vermelho, é púrpura!” – Vermelho Púrpura significa sorte e fama!
Japão – Vida
Índia – Pureza
Oriental – Alegria (junto com branco)
Hebraico – Sacrifício, pecado
Cristão – Sacrifício, paixão, amor
Estados Unidos – Natal (junto com verde), Dia dos Namorados (junto com branco)
África do Sul – Luto
Aborígines Australianos – A terra, a Terra, Ocre Cerimonial
Cherokees – Sucesso
Hopi – A direção para o Sul
Romanos – A cor vermelha na bandeira significa o “Início da Batalha”
Celtas – Morte, vida após a morte
Feng Shui – Yang, fogo, boa sorte, dinheiro, respeito, reconhecimento, proteção, vitalidade

SEUS EFEITOS
         Energia, força, paixão, erotismo, coragem, elemento do fogo, objetivos na carreira, ação rápida, luxúria, desejo, sangue, vibração, forças direcionadas, risco, fama, amor, sobrevivência, guerra, revolução, perigo, agressão, poder, determinação, intensidade emocional, sexo, provocativa, dinâmica, estimulante, brava, tem um bom sabor, liderança, drama, velocidade, calor, morna, violência, atenção, generosidade, romance
         O vermelho estimula o metabolismo, aumenta os batimentos cardíacos, a transpiração, a pressão arterial e abre o apetite. O vermelho é uma forte cor masculina
         O vermelho tende a promover imagens e textos, faz os objetos parecerem maiores e mais perto, porém, de maneira menos intensa  que o amarelo.
         O vermelho vivo pode ser irritante se usado em grandes áreas e muito bem selecionado em ações de encorajamento para pessoas! Exemplo: para botões de “Compre Aqui!”.
         Como estimulador do apetite, o vermelho é usado na promoção de produtos associados à energia: bebidas, carros, esportes e jogos.
         Cuidado ao usar o vermelho perto do verde! Como diria o velho ditado: “Vermelho e Verde não deveriam ser apresentados sem algo entre ambos!”. Da mesma maneira, misturar Vermelho Vivo com Azul Vibrante também não é recomendado: a combinação é bem cansativa aos olhos.
Vermelho claro – felicidade, sensualidade, paixão, sensibilidade, amor, indecisão
Vermelho escuro – sobre carregamento enérgico, ódio, ira, tensão, vigor, raiva, liderança, coragem, saudade, malícia
Marron – Yang, indecisão

ROSA – PINK
Europa – Cor feminina, bebês mulheres
Norte da Índia – Cor feminina
Japão – Popular para ambos os sexos
Coreia  – Confiança
Feng Shui – yin, amor

  SEUS EFEITOS
         Romance, amor, amizade, feminilidade, verdade, passividade, boas intenções, cura emocional, paz, calmante, afeição, maturidade emocional, cuidado (no sentido de cuidar!), sabor adocicado, aroma adocicado, etéreo, delicado
Pink claro – a doçura da juventude, fragilidade
Pink vibrante – espíritos elevados, energia, juventude


LARANJA

Europa – Outono, criatividade, colheita
Holanda – É a cor favorita (A casa do Laranja)
Irlanda – Protesto
Estados Unidos – Halloween, produtos baratos
Hinduísmo – Saffron (é um pêssego laranja) é uma cor sagrada
Feng Shui – Yang, Terra, forças para concentração, propósito, organização.



SEUS EFEITOS
         Morno, energia, balanço, entusiasmo, vibrante, vitalidade, expansivo, extravagante, excitante, objetivos profissionais, acordos, ambição, carreira, objetivos, sucesso geral, justiça, questões legais, vendas, ação, chamar a atenção, o sol, amigável, convidar, intenso, alegre, força, rígido, rápido entendimento, tropical, rápido movimento, bem-estar mental e físico, caridade, coisas crescentes, fascinação, inícios, quente, criativo, outono, determinação, atração, sucesso, encorajamento, Terra, estimulante do apetite e estimulante mental, levanta os ânimos, assertivo, força social, saúde, independente.
         Nos restaurantes, como  laranja é um estimulante do apetite, é usado para decorar o mesmo e assim induzir à compra. Menos apaixonante que o vermelho, o laranja ainda assim aumenta o envio de oxigênio ao cérebro, estimulando a atividade mental. Popular entre os jovens.
         “Como sempre olhamos para o laranja, uma pesquisa embasada (incluindo dados reunidos pelo The Global Color Survey, no site www.colormatters.com e do Pantone Consumer Color Preference Study, em 1996), documenta que o Laranja é uma das cores favoritas dos americanos. Em 1991, a revista Forbes chamou a atenção com uma capa laranja, dizendo para tomarem cuidado com a associação entre o laranja e as coisas mundanas na sua edição de dezembro, chamada “Por acaso o Laranja significa ‘BARATO’?”. Sim, significa.
Laranja escuro – Outono, desprezo, desconfiança
Laranja avermelhado – Desejo, sexualidade, prazer, dominação, agressão, sede por ação
Laranja vivo – Cítrico, saúde
Laranja claro – Damasco, coral, pêssego e melão são sofisticados.


MARROM

Colômbia – desencoraja vendas
Aborígenes Australianos – a cor da terra, ocre cerimonial
Feng Shui – Yang, Terra, indústria, chão.

SEUS EFEITOS
         Amizade, eventos especiais, Terra, pensamentos materialistas, coração, casa, ar livre, retraído, reabilitação, credibilidade, conforto, estabilidade, simplicidade, longevidade, intimidade, tranquilidade, masculino, contentamento, força, sensualidade, produtividade, passividade, fertilidade, generosidade, sujo, substância, praticidade, trabalho pesado.
         O marrom é uma cor inexpressiva se não utilizada com alguma textura ou outra cor para dar destaque a ele. Bem usável para promover gêneros alimentícios e produtos para trabalho ou diversão.
Marrom avermelhado – Colheita, outono
Beges – Yang, sofisticação, proximidade, concilia emoções
Acobreado – Paixão, objetivos monetários, crescimento profissional, produtividade nos negócios, o movimento na carreira
Marrom café – Sofisticação, riqueza, robustez, cocar.

OURO
Pelo mundo – sucesso, alta qualidade, dinheiro
Feng Shui – Yang, Metal, a consciência de Deus.


SEUS EFEITOS
         Saúde, Deus, vencer, seguro, poder masculino, felicidade, bem humorado, prestígio, sabedoria, espírito amável, pontual, proposital, fantástico, amor espiritual, conquista corações, desejo de poder, poderes místicos, matemática avançada, ciências, concentração, realização
         O ouro e o azul marinho (credibilidade) são as melhores combinações para vender à homens e a segunda melhor para vender às mulheres.
AMARELO
Europa – Esperança, alegria, perigos, covardia, fraqueza, taxas
Ásia – Sagrado, imperial
China – Nutritivo, realeza
Egito – Luto
Japão – Coragem
Índia – Mercadores
Budismo – Sabedoria
Feng Shui – Yang, Terra, auspicio, raios de sol, morno, movimento.

SEUS EFEITOS
         Sol, inteligência, luz, aprendizado acelerado, memória, imaginação lógica, energia social, cooperação, organização, quebra de bloqueios mentais, luz do sol, alegria, felicidade, intelecto, energia, otimismo, pureza, entusiasmo, morno, honra, lealdade, força mental, clareza, percepção, entendimento, conhecimento, desonesto, traidor, invejoso, cobiça, desprezo, doença, fraqueza, cuidado (no sentido de “atenção”), covarde, seguidor, curioso, confidente, humorado, sonhador, criativo, desejo de impor, ação, idealismo, verão, filosofia, incerteza, glória.
         O amarelo estimula a atividade cerebral, gera energia muscular e chama a atenção – é a cor mais visível para o olho humano. O objetos amarelos “pulam” à nossa vista. Alunos que estudam em salas amarelas tem melhor rendimento. Um amarelo alegre pode ser usado para promover produtos infantis ou para lazer e alimentos, utilizando-se especialmente de combinações com outros tons frutais ou vegetais, e o amarelo ainda é a melhor escolha para destacar textos. Com sobre uso, o amarelo pode causar distúrbios e produzir ansiedade. Bebês choram mais em quartos amarelos. Amarelo contra preto denota avisos .. a picada da abelha.

         O amarelo não é uma cor prática para usar em produtos masculinos. Eles acham que o produto não é de confiança e o acham ainda, infantis. E evite usar amarelo se deseja evocar segurança e estabilidade. Cuidados se fazem necessários com os diferentes tons de amarelo, pois eles podem perder seu calor e parecer sujo.
Amarelo pálido – Cuidado, decadência, doença, idade do ciúme.
Amarelo claro – Intelecto, frescor e alegria.
Marfim/Creme – Quietude, prazeroso, calmo, elegância acima de tudo, pureza, suavidade, mais rico e quente que o branco.


VERDE

China – Exorcismo, uma pessoa com um chapéu verde indica que a esposa o está traindo.
Japão – Vida.
Islã – Esperança – acredita-se que a capa do profeta era verde, virtude – somente as pessoas com fé perfeita podem usar verde.
Irlanda – Símbolo do país, católico.
Europa/Estados Unidos – Primavera, recém-nascido, vá, seguro, avisos ambientais, Dia de São Patrício, Natal (junto com vermelho).
Estados Unidos – Dinheiro.
Feng Shui – Yin, Árvore, energia crescente, balanceado, normaliza a harmonia, cura, saúde, paz, calmante.

SEUS EFEITOS
            Mãe Terra, cura física, sucesso financeiro, abundância, fertilidade, plantas e árvores mágicas, crescimento, comida, esperança, objetivos pessoais, ressurreição, renovação, juventude, estabilidade, resistência, frescor, natureza, ambiente, tranquilidade, refrescante, quietude, esperança, imortalidade, saúde, cura, boa sorte, juventude, inveja, inexperiência, árvores, grama, vigor, crescimento, harmonia, responsabilidade, generosidade, segurança, desgraça, compaixão, moderação, diplomacia, calma, contemplação, alegria, amor, abundância, balanço, auto controle, suave, compartilhar, dependência, amigável.
         O Verde abaixa a pressão arterial, relaxa o sistema nervoso, acalma e suaviza o pensamento, estimula a criatividade, e é um inibidor do apetite. O verde é fácil de ser visto pelos olhos humanos e pode melhorar a visão. Imagens colocadas em um fundo verde parecem estar mais longe. O verde é bem popular em várias culturas.
Usadas para promover produtos orgânicos, saudáveis e naturais.
Verde escuro – Dinheiro, ambição, ganância, inveja, peso, prestígio, promove concentração.
Verde amarelado/Verde limão – Doença, covardia, discórdia e inveja, náusea – não use essa cor para promover produtos alimentícios, é um inibidor do apetite.
Verde oliva – paz.
Abacate – Refrigeradores dos anos 60 e 70.
Verde azulado – Grupo de cor bem aceito entre todas as idades.


TURQUESA

Antigos persas – Afastar mau-olhado.

SEUS EFEITOS
            Calmante, cura emocional, proteção, refrescante, sofisticado.
         O Turquesa é igualmente popular entre homens e mulheres. Mistura bem com pinks pálidos e lavanda para um aspecto feminino. Cria um cenário retrô com turquesa e pink no Art Deco pela combinação com preto e branco. Combinado com cinza, prata, terracota e beges, produz um “aspecto caipira americano”. Com laranja e amarelo, apresenta inovação, passa uma imagem de atualidade e pode ser usada em sites com teor esportivo.
Turquesa claro – Feminino.


AZUL

Europa – Suavidade, “ter algo azul” é uma tradição das noivas.
Cherokees – Derrota, problema.
Irã – Luto.
China – Imortalidade.
Colômbia – Sabão.
Hinduísmo – A cor de Krishna.
Judaísmo – Sagração.
Cristianismo – A cor da roupa de Maria.
Oriente Médio – Proteção.
Ao redor do mundo – “cor” da segurança.
Feng Shui – Yin, Água, calmaria, amor, cura, relaxamento, paz, confiança, aventura, exploração.

SEUS EFEITOS
            Boa fortuna, comunicação, sabedoria, proteção, inspiração espiritual, calmaria, reafirmação, gentileza, fluidez, água, oceano, criatividade, paz, pensamentos elevados, mistério, céu, formal, viagem, devoção, progresso, liberdade, acredita na melhora da humanidade, amor, confiança, lealdade, inteligência, artístico, compaixão, força nata, depressão, tristeza, estabilidade, unidade, entendimento, aceitação, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, conforto, frio, tecnologia, harmonia, profundidade, fé, Paraíso, sinceridade, piedade, precisão, intelecto, consciência, mensagens, falante, ideias, compartilhador, cooperação, idealismo, empatia, relaxamento, afeição, inspiração, amizade, paciência, contemplação, infinidade, harmonia.
         Alguns acreditam que o Azul retarda o metabolismo e inibe o apetite. Imagens, objetos se destacam automaticamente em um fundo azul, não precisando do foco do olho humano para isso.
         Com sobre uso,  pode gerar um sentimento de frio. Também de grande preferência feminina, o azul ainda é a cor favorita dos homens e é bem escolhida para sites que abordem tecnologia, produtos medicinais, sendo também utilizados em páginas sobre limpeza, o ar, céu, água, oceanos e veículos. O Azul é a cor favorita de mais da metade da população mundial – é a cor com menor incidência de negação em praticamente, todas as culturas.
         Designs de alto impacto podem ser criados utilizando-se as combinações entre azul, vermelho e amarelo. Combinações entre azuis claros e escuros podem remeter a sentimentos de confiança.
 Azul claro – etéreo, delicado, calmante, saúde, tranquilidade, entendimento, suavidade.
Azul Royal – Riqueza, superioridade, frio.
Azul Escuro – Profundidade, esperteza, estabilidade, credibilidade (especialmente se associado ao Ouro!), intelecto, sabedoria, cores corporativas, poder, integridade, seriedade, saúde, decidida, Judicial, ordem, lógica, dependência, serenidade.
Combinações entre tons claros e escuros de azul cria uma sofisticada e conservadora imagem.

PÚRPURA
Tailândia – Luto.
Europa – Realeza.
Catolicismo – Luto, morte, crucificação.
Feng Shui – Yin, alerta espiritual, cura física e mental.

SEUS EFEITOS
         Influência, o terceiro olho, habilidades psicológicas, poder espiritual, seguro de si, conhecimento escondido, dignidade, grandes aspirações, realeza, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, transformação, sabedoria, sofisticação, crueldade, arrogância, intuição, sonhos, inconsciente, invisível, telepatia, empatia, imaginação, deja vu, espírito universal, ligação espiritual, verdade profunda, extravagância, criatividade, mágica, ego, ambição, fama, luxúria, riqueza, sensualidade, elegância, contemplação, meditação, majestade, lesbianismo, paganismo, conceito, náusea.
         Aproximadamente 75% das pré-adolescentes preferem Púrpura ao invés de qualquer outra cor, e por isso, a maior parte das promoções para produtos com esse público alvo usa essa cor.  Púrpura claro é usado para criar designs femininos. Exposição excessiva a essa cor faz as pessoas ficarem mal-humoradas,  com que se retirem do local ou que não fiquem tão a vontade nesses recintos. O Púrpura é cor que se polariza – as pessoas ou gostam ou não da cor.
Lavanda – Yang, indecisão sexual, maleabilidade, romance, nostalgia, feminismo.
Púrpura escuro – Melancolia, tristeza, frustração, realeza, riqueza.
Cor de malva – Yang, consciência mundial.
Violeta – Meditação, criatividade, concentração, quietude, força criativa, beleza, inspiração, artística, música, excelência, etérea, sensual, responsável, sacrifício.
Púrpura azulado – Místico.
Púrpura avermelhado – sensual.


BRANCO

Europa – Casamento, anjos, hospital, médico, paz, leite.
Japão – Luto, um Cravo Branco significa morte.
China – Morte, luto.
Índia – Infelicidade.
Oriente – Funeral.
Feng Shui – Yang, Metal, morte, luto, espíritos ancestrais, fantasmas, equilíbrio, confiança.

SEUS EFEITOS
         Espiritualidade, deuses, paz, pureza, virgindade, reverência, simplicidade, limpeza, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilizado, frio, clínico, clareza, perfeição, luz, segurança, positividade, fé, inovações de sucesso, união, auto sacrifício, sagrado, divindade feminina.
         O quarto inteiro em branco pode causar um sensação desconfortável. O branco é bom para ser utilizado como fundo ou cor para acentuar o brilho de outras. O branco é percebido pelos olhos como uma cor de brilho.
         O branco pode indicar simplicidade em produtos de alta tecnologia e segurança e limpeza para produtos médicos.

PRATA
Feng Shui – Yin, Metal, confiabilidade, romance.

SEUS EFEITOS
            Glamour, distinção, high tech, industrial, idade de graça, telepatia, clarividência, intuição, sonhos, energias astrais, poder feminino, comunicações, divindades, detalhes ricos de ornamentação, modernidade.
         Para criar um visual high tech, use o Prata com outras cores. O Prata trabalha bem junto ao Ouro e Branco para promover um sentimento de poder e controle.
         Prata e outros refletores são bem atrativos aos olhos e são associados a coisas fundamentais à vida.

CINZA

Feng Shui – Yin, Metal, morto, aborrecido, indefinido.

SEUS EFEITOS
            Segurança, confiança, inteligência, modéstia, dignidade, maturidade, solidez, conservadora, prática, idade avançada, tristeza, entediante, profissional, sofisticada, durável, qualidade, quietude, melancólica.

PRETO
Europa – Funeral, morte, luto, rebelião, legal, descanso eterno.
China – Cor dos jovens garotos.
Tailândia – Azar, infelicidade, mal.
Judaísmo – Infelicidade, azar, mal.
Aborígenes Australianos – a cor das pessoas, ocre cerimonial.
Feng Shui – Yin, Água, dinheiro, vinda, sucesso na carreira, proteção emocional, poder, estabilidade, machucados, mal.

SEUS EFEITOS
            Proteção, repele negatividades, poder, sexualidade, sofisticação, formal, elegância, clássica, mistério, medo, mal, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza, remorso, raiva, underground, música moderna, espaço, de alta qualidade, azar, reservado, digno, medo do desconhecido, noite, vazio, sujo, força do personagem, dramática, autoritária, prestígio, confiável, forte, anti regras, séria.
         O Preto é uma excelente cor técnica, e ajuda a atingir objetivos em um sofisticado mercado ou para criar um ar de mistério em produtos para jovens. Em uma grande área, o Preto pode ser depressivo. Usar Preto como cor de fundo traz a sensação de perspectiva e profundidade,  eles dinamizam a leitura do texto. Muito recomendado para sites que abordem Artes e Fotografia como tema, e ainda, ajuda outras cores a se tornarem vibrantes.
Adaptado do original: The Meaning of Colours.



Cores são percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.

A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois de esta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.

Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.

Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais intenso quando está em contraste com o verde (sua cor complementar), do que quando está junto ao cor de laranja.

A cor tem muito a ver com a iluminação, e com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos. A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria, ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela força da cor.

A ciência da cor está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.

Na Antiguidade, vários pensadores como Aristóteles e Platão fizeram várias  hipóteses relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris.

As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.

Como têm um efeito nas pessoas, as cores são frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.

Cores quentes e frias

As cores quentes são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro lado, as cores frias como o azul e violeta dão uma impressão de profundidade.

Cores primárias, secundárias e terciárias

As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, as cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, o verde, o roxo e o laranja, as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias; as terciárias são todas as outras cores.  As cores neutras tem pouco reflexo, elas são mais usadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que nos tons mais claros são chamados de bege.

A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se rodarmos o disco das cores com veemência veremos que as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco.

Significados das cores

São atribuídos vários significados às diferentes cores. Por exemplo, flores de diferentes cores costumam ser oferecidas em ocasiões distintas para transmitir mensagens específicas. Deste modo, o vermelho está relacionado com o amor e paixão, o amarelo corresponde à inveja e o azul é associado à fidelidade. [Significados]

Laranja – alaranjado, cor de abóbora.

cor laranja significa alegriavitalidadeprosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da misturas das cores primárias vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.

Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras chave associadas ao laranja.
O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.
Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade.
Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.
É uma cor forte e associada ao signo de Leão. Outros nomes atribuídos à cor laranja são alaranjado ou cor abóbora. [Significados]
Energia, vitalidade, aventura, plena atividade, saúde, calor e diversão. O laranja é realmente uma cor vibrante! É a cor que representa o Budismo e que nos traz o outono, a colheita. É muito usada para chamar a atenção, nos remete à visibilidade, como podemos ver em salva-vidas e nos cones de trânsito.

É a cor que mais se associa com o lazer, a sociabilidade e ao lúdico. Mas ela também pode ser abrasiva e grosseira, além de sugerir uma falta grave de valores intelectuais e o mau gosto. As pessoas amam ou detestam, sem meio termo.
Em culturas orientais, traz o amor, a felicidade e a humildade. No hinduísmo, é considerada próspera e sagrada. Na natureza, é cor do pôr do sol, do fogo, de muitos legumes, frutas, flores e peixes. [FTC]

O fato é que muitas cores acabam sendo nomeadas por comparação com as cores que predominam em certos objetos naturais do convívio das pessoas de onde os nomes surgiram. O nome laranja vem de narang, o nome da fruta em sânscrito, pois sabe-se que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia.

laranja é uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É pois uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade.

Laranja simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

Laranja é também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Ideal para salas de estudo/reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar. O alaranjado transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.

Há quem se refira ao laranja como salmão, devido à cor desse peixe em determinado estágio de seu desenvolvimento. [Significado das Cores]

Ouro – Dourado – Amarelo Ouro
Tradicionalmente, o ouro é considerado o metal perfeito e o mais precioso dos metais. O ouro simboliza a perfeição, a iluminação, o conhecimento, a nobreza, a realeza e a imortalidade. O ouro simboliza também o fogo purificador e está associado à masculinidade.

Simbologias do Ouro

Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.

O ouro é também sempre associado à luz solar e ao oriente, e foi também um dos símbolos de Jesus Cristo. O ouro foi um dos presentes que Jesus Cristo recebeu ao nascer de um dos três Reis Magos.

Para os astecas, o ouro está associado à pele nova da terra, antes mesmo dela reverdejar, no princípio da estação das chuvas. O ouro é o símbolo de renovação periódica da natureza.

Na maioria das culturas, a cor simbólica do ouro é o amarelo dourado, mas para a cultura chinesa é o branco.

Na Índia, diz-se que o ouro é a luz mineral e possui um caráter real e divino. Em muitas outras culturas, o ouro está também bastante associado ao divino e à nobreza, tanto que frequentemente relata-se que a carne dos deuses é feita de ouro, assim como a dos faraós
Egípcios também o era. As imagens de Buda também são douradas para representar a iluminação e a perfeição absoluta, assim como o fundo de muitas imagens bizantinas também são douradas, como um reflexo da luz celeste.

O símbolo químico do ouro é Au, e vem do latim aurum. [ Dicionário de Símbolos]

Amarelo é uma palavra que se origina do baixo-Latim hispânico amarellus, diminutivo do Latim amarus, “amargo”.

O amarelo-dourado é a cor da bile antes de se oxidar e esverdear, sendo seu gosto extremamente amargo. Bastante estranho para uma cor símbolo da alegria.O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.

O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor.

O amarelo desperta novas esperanças para quem está em busca da cura. Contribui com vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho e espirituosidade. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos porque o amarelo pode excitar a ansiedade e aguçar as preocupações.

Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel.

Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. O amarelo simboliza criatividade, ideias, conhecimento, alegria, juventude.

É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais. Gera a impressão de calor e por isso é recomendado para climas frios.

O amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.[Significado das Cores]

Prata
prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

Prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.

A cor prata em excesso promove a sensação de frieza e distância. [Significado das Cores]

A prata representa a Lua e é tida com um princípio feminino - lunar, passivo, branco em contraste com o ouro - solar, ativo, amarelo que é um princípio masculino.

Ainda comparativamente ao ouro, a prata representa a sabedoria divina, enquanto o ouro, o amor divino para com os homens. Fogo e água são como ouro e prata.
Os egípcios acreditam que os deuses têm ossos feitos de prata, enquanto a sua carne é feita de ouro.

Na mitologia grega, Ártemis é a deusa da Lua, da virgindade e da caça. Irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol, Ártemis caçava com arco arco e suas flechas eram de prata.
Transparente como o cristal ou límpida como a água, a prata representa também a pureza, a franqueza, a consciência tranquila e a fidelidade.

A prata está ligada à dignidade real.

O Rei Nuada estava impossibilitado de assumir o trono após ter tido o seu braço amputado por ocasião da primeira batalha de Moytura - as deformidades ou mutilações desqualificavam as pessoas. Após seu médico lhe ter colocado a prótese de um braço de prata, porém, o reinado também lhe foi reposto.

Do latim argentum, palavra que deriva do sânscrito, tem significado de branco e brilhante. [Dicionário de Símbolos]

O prateado é a cor da lua, que está sempre mudando.
Está relacionado com a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis e com a mente.

O prateado equilibra, harmoniza, e é uma cor que ajuda a limpar-se interiormente.

A cor prateada está associada aos signos de Gêmeos, Câncer e Aquário.

Palavras chaves da cor prateada: estabilidade, sensibilidade, versatilidade, cerebral, independência, paz, tenacidade. [Euroresidentes]

Verde
O Verde é a cor que representa a natureza. Ele simboliza o crescimento, a harmonia, o frescor, e a fertilidade. O Verde tem forte correspondência emocional com segurança. 

Verde escuro também é comumente associado com o dinheiro.

O verde significa vigor, frescor, esperança e calma. Deriva do Latim viridis, “verde”.

O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Místicos acreditam que facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância.

Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação. No banheiro é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica o corpo energizando-o.

Cor universal da natureza, atualmente está muito associado a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia.

O verde é uma cor sempre indiferente e calma, que não se dirige para nenhuma direção, nem encerra qualquer elemento de alegria, tristeza ou paixão.

O verde limão, mais vivo e amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado.

O verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

O verde claro significa contentamento e proteção. [Significado das Cores]

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude.

É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.

A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.

O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos 
de inveja, posse ou mesmo raiva.

Está associada aos signos de Touro, Libra, Virgem. Os tons mais escuros estão associados ao signo de Capricórnio e os tons mais claros aos signos de Aquários e Peixes.[Significados]

Verde é a cor da esperança, da natureza e do dinheiro.

Para os cristãos, representa o triunfo da vida sobre a morte e, logo, da renovação e do renascimento. É utilizada na Epifania (tempo litúrgico após o Natal) e no domingo depois do dia de Pentecostes.

Trata-se de um símbolo sagrado do Islamismo. É a cor do manto e do turbante de Maomé, que representa renovação espiritual.

Por esse motivo, é a cor mais importante para essa religião. Para os islamitas, a cor verde representa fertilidade, conhecimento espiritual, bem como o paraíso. Acredita-se que, ao entrar no Paraíso, as pessoas levam vestes verdes.

A bandeira do Islã é verde e, para os muçulmanos, ela representa a salvação. Lá, os santos são representados com roupas verdes, tal como essa também é a cor das vestes dos guerreiros muçulmanos nas Cruzadas.

O homem verde celta é o deus da vegetação e da fertilidade. No Ocidente, é a cor da primavera e do começo de um ciclo de vida novo. Assim, na China, representa o trovão e o despertar da energia yang na primavera.

Cor refrescante, o verde está relacionado ao elemento madeira e representa longevidade, força e esperança.

Carrega bom augúrio, acreditando-se que oferecer algo verde, especialmente na parte da manhã, garante boa sorte à pessoa que o recebe.

Apesar de significar esperança e de ser a cor da imortalidade, por outro lado, representa a morte.

Isso porque enquanto os ramos verdes são universalmente a cor da imortalidade, a pele esverdeada dos doentes contrasta com a ideia de juventude.

O verde da ingenuidade da juventude, em contraste com a cor do amadurecimento dos frutos, também confunde-se com o verde do bolor, da decadência. Essa analogia mais uma vez se aproxima da relação vida e morte.

Na Europa medieval o verde estava associado ao diabo e vestir roupas nessa cor dava azar.

Na heráldica, simboliza alegria, esperança e fidelidade. [Dicionário de Símbolos]

O verde é realmente mais do que uma cor. É uma ideologia, um estilo de vida, é consciência ambiental e amor à natureza. É a cor da vida, da fertilidade, da sorte e da burguesia. Verde é saúde, é sagrado, mas também é inveja e venenoso. Acalma, transmite segurança e esperança. [Euroresidentes]

Marrom
A cor marrom significa conforto, segurança e simplicidade.

É a cor da terra e da madeira e por isso está também associada à natureza. Assim, também é possível associar a cor marrom a produtos naturais e com o estilo de vida saudável. Antigamente era associado aos agricultores e a outras atividades ao ar livre.

Quando usada na decoração de interiores, a cor marrom transmite uma sensação de calma, conforto físico e qualidade. No entanto, como acontece com várias cores, também pode ter ligações negativas. Neste caso, o marrom é associado por algumas pessoas a mesquinhez ou falta de requinte. 

Relativamente ao Feng Shui, o marrom é muitas vezes associado à segurança e prosperidade material, com a aquisição de bens. Segundo a cultura ocidental, o marrom representa a seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.

Quanto ao sistema e coordenadas de cores, a cor marrom é classificada como: RGB: (150, 75, 0) e CMYK (25, 70, 100, 25). [Significados]

Na verdade marrom é um aportuguesamento do francês marron que significa "castanha", ou "castanho". Dessa forma, quando as pessoas diferenciam a cor marrom da cor castanha, estão geralmente equivocadas. Marron vem de um radical pré-romano marr-, que se referia a “pedra, rocha”, certamente devido ao aspecto duro da casca da castanha.

O marrom traz esse naturalmente como uma referência precisa à cor da casca da castanha. Sua tonalidade é uma mistura de cor de terra e cor de madeira. O marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), à estabilidade, à resistência e simplicidade.

O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.

Marrom emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento, e portanto estamos acostumados a associá-lo conforto que buscamos frete ao frio. [Significado das Cores]

A cor marrom é a cor da Mãe Terra.

O marrom nos dá a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.

No entanto, está relacionado à repressão emocional e ao medo ao mundo exterior, também à estreiteza de planos para o futuro.

Com frequência se relaciona o marrom com a carência de auto valoração, uma falta de conhecimento sobre si mesmo.

A cor marrom está associada aos signos de Touro e Virgem.
Palavras chaves da cor marrom: estabilidade, realismo, cautela, fertilidade. [Euroresidentes]

Castanho
[Para muitos estudiosos, o Castanho é apenas uma variação do Marrom, e para tantos outros é a mesma cor, cujo nome variou de acordo com a procedência linguística]

O castanho traz esse nome como uma referência natural e precisa à cor da casca da castanha.

Sua tonalidade é uma mistura de cor de terra e cor de madeira.

O castanho é a cor da terra por excelência.

Significa maturidade, consciência e responsabilidade.

Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), à estabilidade, à resistência e simplicidade. O castanho representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.

Castanho emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento, e portanto estamos acostumados a associá-lo ao conforto que buscamos frente ao frio.[Significado das Cores]

Beje

O bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico. A cor bege é muito utilizada em ambientes, cortinas, tapetes, porque apesar de um tanto inerte, o bege promove a sensação de aconchego e conforto. O bege desperta e aquece.[Significado das Cores]



Vermelho

vermelho é a cor do fogo e do sangue, por isso está associado à energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, assim como a paixão, ação, desejo e amor. O vermelho é uma cor muito emocionalmente intensa. Ela aumenta o metabolismo humano, aumenta a taxa de respiração e aumenta a pressão arterial.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

Vermelho deriva do latim vermis, “verme, pequeno animal”. E tem relação com a época em que se fazia a extração de pigmento vermelho de moluscos ou de cochonilhas.

O vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; 

Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro.

A cor da vida e da morte.

A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

É a cor da brasa, do fogo consumando em ardência, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. 

Indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar.

O vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante quando em excessos. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.

O vermelho escuro ou vermelho bordô significa elegância, requinte e sofisticação.[Significado das Cores]

A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

Cor Vermelha No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.

Na política, a cor vermelha está associada ao espírito revolucionário. É a cor do 

Comunismo e da ideologia política de esquerda.

A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.

Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

O vermelho está associado aos signos de Áries e Escorpião.[Significados]

A cor vermelha, de modo geral, representa o guerreiro ou mártir, indica coragem e força.

Existem diferentes significados para o vermelho, inclusive no que respeita às tonalidades: vermelho claro brilhante e vermelho escuro.

Essas diferenças o tornam a cor mais ambígua. Isso porque são representativas, por um lado do amor e da sorte (vermelho claro) e, por outro lado, da guerra e do perigo (vermelho escuro).

Tal como o princípio do feminino e do masculino, da prata e do ouro, o vermelho escuro representa o noturno e o feminino. O vermelho claro, por sua vez, representa o diurno e o masculino.

O vermelho é o fogo, o sangue, o calor, o romance, a paixão, a juventude, a beleza e a emoção.

Usar uma peça vermelha na festa de Reveillon indica o desejo de desfrutar de muita paixão ao longo do ano que se inicia.

Na cromoterapia, terapia através das cores, o vermelho é uma cor poderosa e usada para ativar a circulação e estimular o sistema nervoso.

Seu uso excessivo deve ser evitado, pois pode provocar nervosismo e ansiedade. Isso nos remete a uma pessoa com a face vermelha, que é alguém com raiva ou envergonhado.

Na Ásia, o vermelho é a cor da sorte e da alegria. Os budistas o consideram a cor da criatividade, enquanto no Japão somente mulheres e crianças se vestem de vermelho.

O vermelho está presente no cotidiano. O semáforo, botões de emergência, sinais de advertência ou de perigo também são sinalizados de vermelho. [Dicionário de Significados]
Salmão
Cor da harmonia e da felicidade.

Salmão é uma gama de cores pálidas entre laranja-rosado e laranja claro, proveniente da cor da carne do salmão.

Segundo alguns estudiosos é uma cor que transmite credibilidade.

Cor de Vênus relacionada ao amor, o salmão é uma cor nobre, que reflete um tipo de amor ainda erótico, mas menos material em se comparando com o vermelho. Ainda que nobre, é uma cor que representa humildade e discrição, além de estabilidade.

Azul
O termo azul vem do persa lazward, “azul, lápis-lazuli” o que é uma clara referência à cor da pedra lápis-lazuli. É a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranquilidade.

O azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. É muito indicado para acalmas a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos.

Azul é cor profunda. Preferida por adultos, demonstra uma certa maturidade.

O azul escuro, é considerado uma cor romântica, no entanto, em demasia, pode expressar um certo tom de monotonia. Quando sombrio, o azul transmite a sensação de infinito.[Significado das Cores]

O azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescor.

O azul é a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

O azul claro provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente combinado com o branco.[Significado das Cores]

A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

Azul é a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta.

Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial.

A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante.

O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.

A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.

Os signos do Zodíaco associados à cor azul são Aquário, Libra, Sagitário e Peixes.[Significados]

PúrpuraRoxoVioleta Índigo

[São variações da mistura do vermelho e azul, variando de acordo com a intensidade de um ou do outro.]

O significado das cores índigo, violeta e roxo. Estas cores têm um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranquilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos. Ditas cores equilibram a mente e ajudam a transformar as obsessões e os medos.

O índigo é uma cor muito poderosa para a psique. Está associado com o funcionamento do cérebro e é um estimulante para a imaginação e a intuição. Também é um forte sedante.

O violeta e o roxo são cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental, capazes de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais - inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão.

O violeta pode exercer fortes influências. No entanto, as pessoas que se sentem atraídas por ele devem ter cuidado para não se deixar levar e viver num mundo de fantasia.
A cor roxa está associada com a proteção psíquica.

Estas cores estão associadas aos signos de Peixes, Aquário e Sagitário. 
[Euroresidentes]

Já que as pessoas costumam se confundir entre as várias denominações para as cores que surgem da mistura do vermelho com o azul e já que não há um regulamento quanto a essas classificações, vamos considerar que o roxo e o violeta sejam a mesma cor, e que sejam uma mistura equilibrada entre o vermelho e o azul. Consideraremos também que as cores púrpura ou magenta estão mais para o lado do vermelho (mais vermelho na mistura) e que as cores lilás e anil estão mais para o lado do azul (mais azul na mistura).

Assim feito, veremos que o roxo deriva do Latim russeus, “vermelho-escuro” e transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Roxo equivale a um pensamento reflexivo e místico. O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o roxo.

Assim como o preto, o roxo remete a nobreza e poder.

O roxo significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Roxo simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

O roxo representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.

Púrpura

O púrpura transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Púrpura equivale a um pensamento reflexivo e místico. O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o púrpura.

Púrpura deriva do latim purpura, molusco do qual se extraía o corante vermelho 
pendendo para o roxo, chamado em grego porphyros. Esse pigmento era tão caro que se reservava inicialmente apenas às vestes imperiais e depois a algumas eclesiásticas. Daí vem o significado nobre, clerical e portanto, místico da cor.

O púrpura significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor púrpura é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Púrpura simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

O púrpura representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação. [Significado das Cores]

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação.

 O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação. Pode ser uma cor depressiva e melancólica, se usada em excesso.

O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência.

A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes. [Significados]

Violeta

A cor violeta simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e o céu, os sentidos e a razão. Composta pela igual proporção entre o vermelho e o azul, violeta é também a cor que simboliza a temperança, a lucidez, as ações refletidas.

Simbologias de violeta:

No Tarot, o Arcano XIII, carta da temperança, é um anjo que segura em cada uma de suas mãos um vaso, de um lado tem flores azuis e do outro lado vermelhas, entre eles um fluido vital é trocado. Esta força vital vem da junção das cores, que cria o violeta, equilibrando o vermelho, cor que representa tudo que é relativo ao terreno, e o azul, que representa o celeste.

O violeta é o símbolo da alquimia, e este significado também está relacionado com as fusões e equilíbrio perfeito das cores, ou na troca contínua e eterna entre o céu e a terra.
Observando-se o horizonte do ciclo da vida, o violeta está no lado oposto ao verde, simbolizando a passagem da vida para a morte, ou seja, uma involução, enquanto o verde simboliza a evolução.

Violeta é a cor do segredo, é através desta cor que vai se realizar o mistério da reencarnação, ou da transfusão espiritual. Por isso, a cor violeta e a própria flor violeta estão associadas à doutrina espírita.

A cor violeta também é a cor do manto que reveste Jesus Cristo quando assume a sua encarnação e passa pelo sacrifício. Por isso, o violeta, juntamente com o dourado, é a cor usada nas comemorações religiosas da sexta-feira Santa, e é uma cor que simboliza o clero e a nobreza.

O violeta, por esta associação com a morte de Cristo, também simboliza nas sociedades ocidentais a cor do luto, representando a morte enquanto uma passagem.[Dicionário de Símbolos]

O nome violeta vem por comparação com a cor das pétalas da flor violeta. O nome dela em latim era viola, daí a palavra atual. Transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. violeta equivale a um pensamento reflexivo e místico. O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o violeta.

Assim como o preto, o violeta remete a nobreza e poder.

O violeta significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Violeta simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.[Significado das Cores]

Anil ou Índigo

O anil é um roxo pendendo mais para o azul. Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor anil é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Anil simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

O anil representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.[Significado das Cores]

Lilás

O lilás é um roxo pendendo mais para o azul. Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

O lilás representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.[Significado das Cores]

Magenta

O magenta é como um púrpura mais claro e intenso, e transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Magenta equivale a um pensamento reflexivo e místico.

O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o magenta.

Este vermelho aprofundado com traços de azul recebeu o nome de uma cidade italiana. 

Em Magenta no ano de 1859 os austríacos foram batidos pela França e Sardenha; o pigmento anilínico dessa cor foi descoberto no ano seguinte.

Esta cor também é referenciada com o termo carmim, do árabe kermes, um pequeno inseto do qual se extraía o corante.

O magenta significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor magenta é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Magenta simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

O magenta representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.[Significado das Cores]

Rosa

A cor rosa é o vermelho suavizado com o branco. É a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso.

O rosa significa romance, sensualidade e beleza feminina. Aliás, culturalmente, o rosa é uma cor associada ao feminino.

Rosa se relaciona também com o símbolo do coração. Expressa empatia e o companheirismo.

Transmite fragilidade e delicadeza, sugerindo feminilidade e afeição.

O rosa claro está associado ao feminino. Está ainda associado à compaixão. O rosa escuro, intenso, também chamado rosa choque ou ainda simplesmente pink (que significa rosa em inglês) é uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.

Fúcsia é um cor-de-rosa intenso e purpúreo, que existe nas flores da planta do mesmo nome. Foi dado em homenagem a Leonard Fuchs, botânico sueco do século XVI. Já o termo rosa deriva do latim rosa, que por vez derivou do grego  rhodon, “rosa”.[Significado das Cores]

Preto

O preto é a cor do mistério e está associado à ideia de morte, de luto e de terror. Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se tratava de uma cor onde existiam muitos (ou todos os) pigmentos. O preto transmite introspecção, favorece a auto análise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.

O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, na verdade jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto.

Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.

É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro, a não ser que esta seja a intenção.

O preto também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.[Significado das Cores]


Branco

O branco transmite paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza. O nome branco deriva do franco blank, “claro, branco, brilhante”. Substituiu o latim albus, de mesmo significado, que nos deixou palavras como alvo e alvejante.

O branco revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor.

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

A luz branca traz todas as cores, ilumina e transforma. Representa o amor divino, estimula a humildade e a sensação de limpeza e claridade. Ótima para qualquer ambiente, contudo se o local for totalmente branco pode se resultar em sensação de tédio e monotonia.

Branco sugere pureza e o infinito. Evoca o frio e a umidade, principalmente quando combinado com o azul.[Significado das Cores]

Cinza
Cinza deriva do Latim cinis, “material sobrado de um processo de combustão, cinzas”.

O cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir falta de vida. Algo que "se tornou cinzento" nem sempre é visto de forma positiva, pois o termo é comumente usado para expressar morbidez e falta de vigor. Um tempo nublado - como o céu sempre acinzentado - também não é amplamente desejado pelas pessoas.

Porém se bem utilizado, o cinza oferece equilíbrio e flexibilidade por ser o equilíbrio entre o preto e o branco.

Cinza é a expressão de neutralidade. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais expressa desânimo e monotonia.[Significado das Cores]

O que é RGB:
RGB é a sigla do sistema de cores aditivas formado pelas iniciais das cores em inglês RedGreen e Blue, que significa em português, respectivamente, Vermelho, Verde e Azul.

O sistema de cores luminosas RGB (também designado por cor-luz) é usado nos objetos que emitem luz como, por exemplo, os monitores de computador e televisão, as câmeras digitais, o scanner, entre outros.

Já nas impressoras é utilizado o padrão de cores subtrativas denominado CMYK, formado pelos pigmentos primários Cyan (Ciano), Magenta(Magenta) e Yellow (Amarelo) e ainda, o blacK (Preto).

As cores são obtidas através das misturas das três cores primárias, em quantidades determinadas. Cada uma das cores obtidas estão enquadradas numa escala que varia de 0 a 255. Quando a mistura das três cores está no valor mínimo (0, 0, 0), o resultado é a cor preta. Quanto está no máximo (255, 255, 255), resulta na cor branca.
A variação entre valores mínimos corresponde a tons escuros e entre os valores máximos, os tons são mais intensos, mais claros. [Significados]
O que é CMYK:
CMYK é um sistema de cores cuja sigla é formada pelas cores Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e blacK (Preto). O CMYK (também chamado de cor-pigmento) é um sistema muito utilizado na indústria gráfica.

Além das cores primárias ciano, magenta e amarelo, também é usada a cor preta, considerada como a "cor chave" por ser essencial para definir os detalhes de uma imagem (para alguns, o "K" que faz parte da sigla seria da palavra inglesa "Key", que significa "chave").

O sistema CMYK é utilizado para impressão em cores com tinta, com o objetivo de ocultar algumas cores, quando o fundo é branco, para diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação das quatro cores. O CMYK pode reproduzir todas as principais gama de cores existentes. O CMYK funciona através de impressoras e fotocopiadoras para reproduzir uma grande parte das cores do espectro visível.

Enquanto o CMYK é a cor-pigmento, o sistema RGB (vermelho, verde e azul) é definido como a cor-luz, sendo utilizado nos objetos que emitem luz (na televisão, por exemplo).

Além do CMYK e do RGB, existem outros padrões de cores, como o Pantone, uma biblioteca que possui uma imensa gama de cores catalogadas. [Significados]
As cores vão muito além da beleza e da opção de cada um. Você sabia que as pessoas que gostam de verde, por exemplo, costumam ser simpáticas e muito equilibradas?
Cristina Cairo afirma em seu livro que as cores não só expressam desejos como também definem caráter. Enxergue muito além do que os olhos podem ver!  As doenças são apenas uma forma de comunicação de nossos desejos frustrados. Acompanhe:

O significado psicológico das cores no ser humano por Cristina Cairo

Marrom
O marrom simboliza a terra, que é fixa e possui todos os nutrientes necessários para alimentar o planeta e gerar novas vidas. Também preenche os espaços vazios de um território com acomodação e movimentos justos, gerando pequenos tremores ou grandes terremotos.

Quem está usando o marrom em suas roupas ou sente atração por essa cor demonstra sede de justiça. Silencia para observar uma situação e procura ser discreto para solucionar um problema, mas, se for necessário, intervirá decididamente no assunto, provocando mudanças fortes num ambiente ou numa personalidade.

Essa pessoa tem senso profundo de colaboração, mas fica sempre  na posição de aguardar e perceber para se adaptar. É a grande mãe ou o grande pai, que ampara com segurança os seus dependentes. Pode se tornar, muitas vezes, obstinadamente teimoso, o que conflita com seu poder de fazer justiça. 

Quando se sente anulado, transforma sua imagem de repente e provoca um “terremoto” para reequilibrar sua personalidade e seu ambiente


Verde
O verde simboliza a mata, que é variada em suas formas e tons. Equilibra a terra, não permitindo que as chuvas provoquem erosões. Traz o oxigênio e a sombra para os seres vivos e consegue ser o seu próprio adubo, com suas folhas velhas e secas. Também mostra ao homem, através da vegetação escura, onde a região é mais úmida e onde estão os mananciais de águas puras para saciar a sede de outros seres. Enfim, a pessoa que veste verde ou se sente atraída por essa cor está ampla em sua alma, é receptiva, firme, simpática e procura ser equilibrada em seus pontos de vista.

Está harmoniosa em gestos e palavras e emana calma aos que se aproximam dela. Com o verde, a pessoa se torna boa ouvinte, sensível em seus sentimentos, mas forte para ajudar. Também sente sua alma mais tranquila e sabe ser flexível quando vem o vendaval.
É muito bom usar o verde!


Azul
O azul simboliza o céu, que está acima de nós e envolve todo o campo visual do homem. Qualquer mudança meteorológica o torna o centro das atenções.

Quando se trata de assuntos espiritualistas, o céu é citado como um mistério a ser desvendado. Também a melhor forma de marketing é perto do céu, no alto, onde não há poluição visual e qualquer mensagem pode ser vista a longa distância.

Dentre outras características que o céu possui, a pessoa que veste azul ou sente atração por essa cor tem necessidade de estar entre amigos e ser o centro das atenções. Tem sempre algo diferente ou interessante para comunicar e consegue fazer boas limpezas no emocional de outras pessoas. É deslumbrante, envolvente e fica sempre acima de qualquer mesquinharia ou mexericos.

Ao vestir-se de azul, você está, inconscientemente, transmitindo conhecimento, união de credos e purificação de  ambientes, tanto pelas palavras, quanto pelo comportamento.

É uma forma de a alma elevada se expressar.

Vermelho
O vermelho simboliza o fogo, que queima, aquece, invade, devasta, transforma químicas e minérios, consome oxigênio em grande quantidade, mantém a vida pelo calor e é um notável bactericida e purificador.

A pessoa que se veste ou tem preferência pela cor vermelha revela determinação na busca de seus ideais. Está disposta a lutar bravamente para resgatar algo ou alguém, pouco se importando se tiver de invadir territórios ou enfrentar oposições.

O perigo do vermelho está na alteração do sistema nervoso: mostra que a pessoa carrega raiva ou ira em sua alma e que, a qualquer momento, poderá ter uma crise nervosa contra alguém ou algo. O vermelho está relacionado à sexualidade e a toda a agressividade do ser humano.

Quando se usa o vermelho se está indicando, inconscientemente, a necessidade de extravasar esse fogo através do trabalho, do lazer ou pelo ato sexual. Não é saudável vestir crianças com roupas vermelhas, porque isso as torna agitadas, nervosas e briguentas.

O adulto deve estar atento quanto ao seu próprio comportamento: percebendo-se nervoso ou agitado, não deve, sob hipótese alguma, vestir-se com trajes de cor vermelha, mas substitui-los por cores verdes, para acalmar-se. 

O vermelho representa o chacra basal ou kundalini.

Amarelo
O amarelo simboliza o Sol e o ouro: nobres, brilhantes, autossuficientes, necessários, líderes, fortes, livres e estimuladores. A pessoa que se veste com tecidos de cor amarela ou tem atração por essa cor possui confiança em seus próprios recursos e mostra que é sua inteligência que está predominando e não o emocional.

O amarelo simboliza que, psicologicamente, a pessoa está sentindo-se acima dos conceitos comuns da sociedade e tem necessidade de  conquistar seus ideais à sua maneira e com liberdade de ação.

O amarelo é fartamente usado em propaganda subliminar para estimular a fome. O logotipo da McDonald’s é um exemplo típico do que estou afirmando: o amarelo para abrir o apetite e o vermelho para a decisão rápida.

Os desenhos e pinturas feitos por crianças, quando analisados psicologicamente, revelam seus verdadeiros sentimentos. Desenhos que possuem cores pretas e amarelas significam que a criança está sentindo o pai ausente fisicamente ou em seu afeto. Como o preto representa a ausência de cores e o amarelo o grande protetor, isso simboliza a ausência do pai.

Quando afirmamos que é bom usar o amarelo para atrair dinheiro é porque essa cor estimula a inteligência e atrai pessoas e acontecimentos que se identificam com a simbologia do Sol e do ouro.

Lembre-se que os semelhantes se atraem (sempre). Essa cor está associada ao chacra umbilical ou manipura, centro do equilíbrio entre a vontade de vencer e os medos e a agressividade.

Preto
O preto simboliza a noite, o escuro, a ausência das cores e de luz. A pessoa que se veste de preto ou se sente atraída por essa cor mostra que está se defendendo de aborrecimentos e carrega uma rebeldia secreta. Quer se sentir forte e poderosa e chamar a atenção discretamente.

Essa ausência de cores significa que a pessoa também está no seu limite para suportar raivas e tristezas e necessita estar por cima para enfrentar os desafios e as inseguranças.  

No preto está escondida a revolta contra alguém ou uma situação. Sente-se acuada, mas precisa reagir sem demonstrá-lo. Os segredos se encontram no escuro, como no escuro estão os enganos e desencontros. É preciso perspicácia e habilidade para trabalhar com a cor preta, pois pessoas desavisadas não percebem que estão cegas e radicais em seus juízos.

O preto nos ajuda a afastar os invasores e os inimigos, mas também nos priva de ver a luz nas aparências negativas. É preciso usar mais a sabedoria e menos o preto, para que o coração se encha de amor e perdão. Com isso, a alma se sentirá atraída por cores mais claras, pois passará a refletir a luz que a consciência permitir emergir. O preto também está associado ao primeiro chacra, o basal ou kundaline.

Se você preferir o preto, por ser elegante ou discreto, para ir a uma festa, então observe se há outras pessoas de preto. Isso mostrará que são seus concorrentes ou rivais, competindo pela fama, a riqueza ou o poder. Nosso inconsciente coletivo tem faro e se expressa antes de o fato ocorrer.

Se soubermos deixar o coração falar, com certeza as cores nos guiarão para a realização dos nossos objetivos, porque elas, também, são expressões divinas.

Laranja
A cor laranja, ou alaranjada, simboliza igualmente uma variação do amarelo e do vermelho, por isso pessoas que se vestem com roupas ou são atraídas por essa cor mostram confiança em seus próprios recursos e conseguem tudo o que querem. Procuram ser mais íntegras e menos agressivas como os que usam o vermelho, mas lutam, igualmente, pelos seus ideais. Precisam carregar menos as responsabilidades dos outros e delegar poderes para poder relaxar um pouco.

O alaranjado está associado ao segundo chacra, o centro sacral, ou suadhisthana, em sânscrito. A etimologia dessa palavra significa “sua própria morada, sede de si”. O sacral coloca a questão entre dar e pegar e a administração dos desejos.  O laranja, por ter a tendência para o amor e a misericórdia, às vezes perde um pouco de rigor.

Essa cor também mostra apego aos seus velhos padrões mentais que dificulta, em parte, a conquista do novo em sua vida. Você deve aprender a soltar laços e situações do passado. Em festas místicas, os bruxos abusam dessa cor, que possui o poder de transmutar energias.

Cinza
Esta cor simboliza, igualmente, a ausência das cores, assim como o preto, mas com uma certa claridade. Ainda existe luz, mas não há a diversificação das cores, apenas um “véu” ocultando-as.

Quem veste cinza, ou sente atração por essa cor, mostra que está necessitando se resguardar para refletir, porque não está “vendo” cores em sua vida. Quem rejeita o cinza mostra um espírito que foge da depressão. O cinza está em pessoas que se fecham com facilidade, mas não se revoltam, como os que usam o preto.

O uso exagerado do cinza mostra que essa pessoa não percebe que está agindo sempre da mesma maneira para resolver os mesmos problemas, sem conseguir total êxito. É necessário mais cor em nossas roupas e em nossa casa para que nossa mente exercite-se no sentido de dar e receber, como, também, no sentido do desenvolvimento da vontade, da ambição, do amor e da compaixão. Ser discreto nas atitudes é louvável, mas não perceber a falta de dinamismo na vida é acomodação acompanhada de insegurança e medo. Ou seja, o cinza é reflexivo e passivo e ajuda a mente a se distanciar um pouco das agitações. 

Logo, quem o usa com frequência deve procurar acrescentar uma outra cor mais dinâmica, pois o espírito depende de movimento para ganhar energia e evoluir.

Numa meditação, por exemplo, a dinâmica energética é maior do que uma vida simplesmente passiva no seu cotidiano. Ame com fervor e seja mais criança em seus sonhos.

Bege
O bege simboliza uma variação do marrom e, portanto, é fixo como a terra, mas suave como a areia. Pessoa que se veste ou que se atrai por essa cor mostra egocentrismo e necessidade de pensar em si mesma. Tem suas opiniões formadas, mas não faz questão de mostrá-las.

O senso de justiça do marrom é menor no bege, por ele estar mais voltado para suas próprias coisas do que prestando atenção nas injustiças que ocorrem ao seu redor. Possui tranquilidade e amor à natureza, respeita o ser humano, é coerente, mas prefere manter-se em silêncio e livre com seus valores. Não possui dinamismo, mas também não está passivo nem reflexivo.

Na verdade o bege está sonhando alto e profundo.

Branco
Esta cor simboliza o dia, a Lua, o claro e é a soma de todas as cores. A pessoa que veste ou se atrai por essa cor mostra mente clara e compreensiva. Possui todos os conhecimentos das cores e tem necessidade de liderar de alguma forma.

O branco significa mente pura, calma e esclarecida, que procura levar a paz aos ambientes em que frequenta. Denota um coração altivo, mas limpo. Essa cor possui o caráter de abrandar, porém sem comandar e é dona de sabedoria elevada para os padrões da sociedade; ultrapassa as barreiras dos preconceitos e das crenças. Está diretamente ligada à cura em geral, desde a medicina holística até à convencional e, também, a tudo que exige “limpeza” física e da alma.

É a cor da energia mais elevada do Universo e das entidades de luz. Usar o branco espontaneamente indica desprendimento e poder de liderança, sem intervir no livre-arbítrio de outrem.

Violeta
O violeta simboliza o final do pôr-do-sol, que é o término de um ciclo de energia; é o descanso e a cura do dia; é a morte e o renascimento. Pessoas que vestem ou se atraem por essa cor estão num nível muito elevado, mental e espiritualmente, onde sua alma necessita curar outras almas, do cansaço ou da dor.

A cor violeta está associada, pelos hindus, ao sétimo chacra, que é o mais elevado deles: o coronário ou sahashara, em sânscrito. O coronário situa-se acima do crânio sem tocar a cabeça, como se fosse uma coroa. Ele tem a qualidade da fusão com a Unidade, ou mundo divino. Mas se na aura da pessoa aparecer violeta com muita intensidade, pode estar ocorrendo um desgaste mental, quase um colapso nervoso, por exceder o seu limite espiritual e o de cura.

O lilás e o roxo diferem, na intensidade, em relação ao violeta, que é sublime. Aquelas cores revelam desejos próprios e fantasias secretas, ao passo que o violeta é a cor máxima da cura física e espiritual e faz com que o ser humano ascenda para o mundo divino, pleno de amor e desapego.

O vidente, médico, físico, poeta, escritor e Rosa Cruz conde de Saint Germain foi um dos grandes difusores do poder de cura e profundidade espiritual da cor violeta em todo o mundo.

É raro o uso de trajes com a cor violeta entre os povos do ocidente, mas a mesma é muito utilizada pelos orientais de mente subjetiva e religiosa. É também usada na cromoterapia como recurso para a recuperação da saúde e eliminação de determinados males espirituais.

Por meio desses exemplos de cores com significados psicológicos para o ser humano, você pode compreender um pouco mais de si mesmo e também usar as cores para o seu bem-estar e para conquistar seus ideais. Quanto às cores mais discretas e sóbrias, baseie-se em tons mais próximos daqueles citados. Boa sorte em suas análises e divirta-se dando um maior colorido em sua vida.

Trecho retirado do Livro Linguagem do Corpo 2 – Beleza e Saúde

De Cristina Cairo, Editora Barany





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.