domingo, 5 de novembro de 2017

Números - Um pouco mais de significados – Resumo


Os créditos dos gráficos aqui apresentados são devidamente atribuídos a seus autores.
Os créditos dos textos de outros autores são devidamente atribuídos aos mesmos.

Este resumo apresenta uma série de textos que encontramos durante a nossa pesquisa. É apenas uma compilação de informações, que em sua totalidade não expressam nossa opinião personalíssima sobre o assunto.

Neste âmbito da Numerologia, muitos estudiosos atribuem a um mesmo número, várias interpretações, e portanto, pode haver incompatibilidade entre essas informações.

Também devemos considerar que muitos desses estudiosos integram diferentes escolas de pensamento e portanto, temos aqui uma grande variedade de conteúdo.

Muitos estudiosos defendem a ideia de que não há uma tabela numerológica  desenvolvida por Pitágoras, já outros, creem que não é possível atribuir um significado numerológico aos nomes próprios.

Seja como for, existem  ainda, aqueles que abraçam essas duas possibilidades juntas.

O Universo é pródigo em possibilidades e alternativas e, evidentemente, devemos voltar sempre a nossa atenção para o fato de que, apesar de sermos semelhantes, não há uma ordem universal determinando que tudo deve funcionar exatamente igual para todos...

Assim sendo, boa leitura e boa reflexão...


 O que é Numerologia?
Numerologia ou mais precisamente numerologia onomástica é uma pseudociência ou onomástica que recorre à simbologia dos números e a operações matemáticas para interpretar os nomes próprios em análise de forma a predizer as características da personalidade dessa mesma pessoa.

O conceito de Numerologia abrange supostas relações místicas entre números e a vida das pessoas. São vários os sistemas, tradições e crenças. Numerologia e adivinhações por meio de sistemas como a isopsefia  foram populares entre os antigos matemáticos, como Pitágoras. Porém, hoje em dia a Numerologia é tida como uma pseudo matemática pelos cientistas.

Hoje, a numerologia é associada com para normalidades, junto com a astrologia e outras artes de adivinhação. O termo também é usado para designar uma fé maior em padrões numéricos, mesmo quando não se pratica a real numerologia. Por exemplo, o livro Numerology: Or What Pythagoras Wrought (1997) do matemático Underwood Dudley usa o termo para se referir aos gurus do “Elliott wave principle” para análise de mercado de ações.


Fonte:





1
O número 1 (um) representa a unidade. Simboliza o princípio, a criação, o começo, a melhor colocação, bem como o único da espécie.

Nas religiões monoteístas, tal como no Cristianismo, o um representa Deus, o Criador.

A harmonia e a paz fazem correspondência com o mesmo número, o qual também representa os humanos, visto serem os únicos seres que existem na posição vertical. A imagem da pedra erguida e do falo ereto são, ainda, outras representações do um.

Os números estão carregados de simbolismo. No passado, acreditava-se que eles não serviam apenas para contar, mas que havia uma forte presença de poderes cósmicos nos números.

Pitágoras, filósofo e matemático grego, afirmou que a essência de todas as coisas estava nos números.

Número 1 na Numerologia

Segundo a numerologia, o número 1 simboliza, de forma positiva, a criatividade e autoconfiança nas personalidades. Ao mesmo tempo, nele está presente o individualismo, a coragem e a determinação.

Por outro lado, esse mesmo número pode influenciar negativamente os indivíduos na medida em que representa a agressividade e a dominação.

Ao passo que o número 1 reflete talento, originalidade e determinação, caraterísticas que tendem a destacar as pessoas. Se bloqueado, ele reflete o desequilíbrio das suas ações. [Dicionário dos Símbolos]

 Simbologia:
Número 1 Individualidade e pioneirismo
Símbolo: o ponto
Planeta: Sol
Cores: amarelo, laranja e dourado.
Elemento: fogo
Metal: ouro.
Pedras: rubi, topázio e diamante.
Perfume/aroma: morango.
Profissões: inventor, aviador, engenheiro, professor, diretor de empresas, ou alguma atividade no campo da eletricidade e do automobilismo.


Este é o primeiro dos números, é o início, o único, o absoluto. Está ligado à energia criativa, originalidade, à individualidade, ao poder, à masculinidade e à objetividade. Representa o ímpeto que leva à realização. Eu Sou! Eu faço! É a unidade, Deus; e também o Eu, a personalidade individual do ser humano

Significa liderança, força e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. O número 1 é visto como o número para principiantes.

As pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Este número caracteriza pessoas ambiciosas, inovadoras, pioneiras, aventureiras, individualistas, independentes, corajosas, determinadas, líderes, meigas e atenciosas mas com dificuldade em demonstrar os seus sentimentos. Inteligente, pioneira, honesta, adora desafios, novidades e vai querer ser sempre a primeira em tudo. Independente, ágil, desenvolve-se rapidamente. Gosta de preservar a intimidade e estará sempre mudando alguma coisinha de lugar no seu espaço. É líder de grupo. Mas também é um pouco egoísta e preguiçoso. Para manter um bom relacionamento com alguém desse número, não tente impor suas ideias, mas procure sempre argumentar.

Dica: Incentive seu espírito de liderança e o gosto pelo esporte. Valorize cada vitória.

Características positivas: individualidade, espírito de liderança, criatividade, atividade, ambição, audácia, ousadia, autoconfiança, positividade, pioneirismo, persistência, coragem, obstinação, iniciativa e independência.

Características negativas: egocentrismo, autoritarismo, repressão, fracasso. O lado negativo, pode levar a prepotência, preguiça, solidão, egocentrismo, individualismo, agressividade, inflexibilidade, orgulho e autoritarismo.

Missão a cumprir: Evitar ser egoísta e autoritário. [Hórus Esotérico]

2
O número 2 (dois), o primeiro número que pode ser dividido, significa dualidade e, logo, diversidade, de acordo com a numerologia pitagórica.

Para o filósofo e matemático Pitágoras, o dia dois do segundo mês carregava uma simbologia ruim. Isso porque era dedicado a Plutão, que é o deus do Inferno na mitologia romana.

Segundo o Taoísmo, porém, ele é representativo da cooperação e do equilíbrio. E é o número da sorte para os chineses.

A particularidade do que é duplo pode ser encontrada em diversas coisas. São exemplos: bem e mal, claro e escuro, criador e criatura, dia e noite, Sol e Lua, Deus e diabo, esquerda e direita, masculino e feminino, matéria e espírito.

Importa referir que Cristo também apresenta dois aspectos: é divino e humano.

O símbolo maçônico do mosaico representa os princípios entre o bem e o mal.

Na medida em que esse número pode indicar oposição, pode também ser complementar. 

Exemplo disso são os dois polos chineses Yin Yang, que a partir da sua união de energias opostas complementam-se.

Imagens pares, tais como a de leões guardiões usados em entradas de templos, reforçam o seu valor de proteção. Todavia, a separação de ambos enfraquecem seu significado simbólico.

Os símbolos adquiriram um forte simbolismo na antiguidade. Eles tinham poderes e, de acordo com Platão, para estudá-los era necessário ter um conhecimento elevado.

Enquanto o número dois significa diversidade, o número 1 significa unidade e o número 3 significa perfeição. [Dicionário dos Símbolos]

 Simbologia:
Número 2 Cooperação e Sensibilidade
Símbolo: yin e yang.
Planeta: Lua
Cores: branco, prateado e verde-claro.
Elemento: água.
Metal: prata.
Pedras: pérola, jade e selenita.
Perfume/aroma: laranja.
Profissões: estatístico, contador, escriturário, bibliotecário, político, diplomata, músico ou pintor.


Este número representa a dualidade, a polaridade, a necessidade de ser complementado, o convívio em harmonia com os demais. Principio passivo, feminino, negativo. É o complemento do 1, da mesma maneira que a mulher complementa o homem. Representa a mãe, a que gera. É o número da sensitividade, grande intuição e traz equilíbrio em situações. É a associação, a cooperação, a amabilidade. É moldável, adaptável, conciliador, pacificador. 

Mediador, o equilíbrio entre forças opostas

Este número caracteriza pessoas equilibradas, receptivas, amáveis, sensíveis, sinceras, diplomáticas, cooperativas e românticas. Emotiva, sabe como cativar as pessoas. Solidária por natureza, estará sempre pronta a ajudar os amigos, mesmo que, às vezes, use esse seu lado como forma de chamar a atenção. 

Também é do tipo que precisa estar sempre com alguém, não importa se é amigo, pais ou familiares. É sociável, gentil e considera muito as pessoas. 

Paciente, busca sempre a união É facilmente adaptável, mas pode tornar-se indeciso. É muito atenta e compenetrada. Por ser muito diplomática e ter grande facilidade de adaptação, convive muito bem em todos os ambientes que frequenta. Costuma aceitar os próprios erros e não tem vergonha de pedir desculpas. Gosta de manter seu espaço sempre bem arrumado. O medo da doença faz com que busque sempre uma alimentação mais saudável.

São ótimos parceiros no amor. Muito amorosa e compreensiva, a pessoa de personalidade 2 adora dar atenção aos outros, principalmente para a pessoa amada. É muito recatada no amor e sempre o compara ao sexo. Em compensação é muito tímido e tem medo de aceitar novas oportunidades. 

Devido à sua timidez, sente dificuldade em se relacionar com estranhos, à primeira vista, mas, quando se solta, é muito amável.

Dica: Não tente esconder suas emoções. E cuidado com ao falar com ele, para não magoá-lo.

Características positivas: espírito de colaboração, modéstia, paciência, solidariedade, receptividade, atenção, diplomacia, emoção, amabilidade, tato, companheirismo.

Características negativas: timidez, medo, indecisão, dualidade, dúvida, dependência, submissão, passividade, insegurança.

Missão a cumprir: Evitar a dependência excessiva, desenvolver o espírito cooperativo. [Hórus Esotérico]

3
O número 3 (três) é responsável por influenciar a expressão e a sensibilidade das pessoas no que respeita à Numerologia. A sua simbologia está ligada à simbologia do triângulo, que é um símbolo geométrico significativo para a Maçonaria.

Para essa sociedade secreta, o três reúne os ideais necessários para o amadurecimento espiritual dos seus membros: fé, esperança e caridade.

Na teoria do filósofo e matemático Pitágoras, representa a perfeição. Isso porque ele é a soma do um, que significa unidade, e do dois, que significa diversidade.

É também o número perfeito para os chineses. Para eles, é a junção do céu e da terra, da qual resulta a humanidade.

Significado Espiritual
O número três representa a unidade divina.

A Santíssima Trindade para os cristãos (Pai, Filho e Espírito Santo) é um dos principais exemplos que mostram o caráter sagrado desse numeral.

Para os gregos e romanos, a manifestação divina decorre de uma trindade da qual fazem parte Júpiter e Netuno, Plutão e Zeus, Posídon e Hades, respectivamente.

Esses deuses são representados com coisas que têm relação com o número 3: o raio de Júpiter, o tridente de Netuno e o cão de três cabeças de Plutão.

Também os hindus têm 3 deuses principais: Brahma, Vishnu e Shiva. Da mesma forma, os egípcios têm Ísis, Osíris e Hórus.

Além da manifestação divina, várias coisas são representadas por três elementos. São exemplos: o ciclo da vida (nascimento, vida e morte), os três Reis Magos, a ressurreição de 

Jesus ao terceiro dia, o fato de Pedro ter negado Jesus por 3 vezes, entre tantas outras. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 3 Agradável e Talentoso
Símbolo: o triângulo.
Planeta: Júpiter
Cores: púrpura, lilás, violeta e azul-celeste.
Elemento: ar.
Metal: estanho.
Pedras: turquesa e topázio.
Perfume/aroma: pêssego.
Profissões: orador, escritor, ator, pintor, músico, humorista, produtor cultural, cabeleireiro ou vendedor.


Este número associa-se com a comunicação, a expressão, a expansão, a criatividade e a sociabilidade. Representa o relacionamento com o mundo exterior. Após a individualidade, a união com o dois, surge a interação com a sociedade. O que comunica. O 3 é a expressão, a comunicação, a criação. É o produto da união de 1 e 2. É a frutificação, a trindade, a multiplicidade. 

Representa a interação social. Na espiritualidade, o número três é visto como o poder da unidade entre a mente, corpo e espírito.

Este número caracteriza pessoas comunicativas, expressivas, simpáticas, interativas, otimistas, inteligentes, criativas e bem-humoradas. O número três é adaptável, alegre, sociável, ótimos comunicadores(as), gostam de manter a harmonia e o equilíbrio em suas vidas. 

Contudo, também são exageradas e têm dificuldade em terminar os projetos em que se envolvem. 

Extrovertido dono de grande magnetismo pessoal, promove o desenvolvimento de todos ao seu redor, irradiando alegria, entusiasmo. Sua criatividade ilimitada faz com que tudo pareça possível.  

Constitui a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza. 

É feliz, criativo, intelectual e otimista. Também é refinado e gosta de coisas caras. Mesmo que em alguns momentos pareça dispersivo, na verdade é muito observador e registra tudo o que se passa à sua volta. 

Tem o dom da criatividade e usa desenho, teatro e pintura como formas de expressão. Inimigo da rotina, está sempre buscando o novo. Aprende com facilidade. Vive cercado de amigos. Gosta de ambientes alegre e aconchegante. 

Quando doente, precisa de muita atenção. No trabalho, o sucesso virá através de oportunidades inesperadas que exigem pensamento rápido para achar soluções inéditas e criativas. 

Conquista a todos com seu encanto natural e não precisa se esforçar para chamar a atenção. Muito romântica e sedutora, alegre, extrovertida e sociável, a pessoa de personalidade 3 transmite muita confiança no amor e na vida. Mostra-se tímido ainda mas, aos poucos, desenvolve uma grande autoconfiança.

Dica: É muito talentoso, mas não gosta que você o exiba para os outros. Cuidado, também, com as críticas, para não inibir a criatividade do artista.

Características positivas: otimismo, bom gosto, talento, comunicação, sociabilidade, cordialidade, entusiasmo e criatividade.

Características negativas: exibicionismo, superficialidade, espírito fofoqueiro, mentiras, conflitos, solidão, ostentação, exagero, dispersão, pessimismo e imaturidade.

Missão a cumprir: Abrir-se para o mundo, ser criativo, procurar expressar-se. [Hórus Esotérico]

4
O número 4 (quatro) representa a solidez e tudo aquilo que é tangível. Ele foi utilizado por Pitágoras para fazer referência ao nome de Deus. Isso porque, para esse filósofo e matemático, o número 4 era perfeito.

Na Numerologia, o número 4 se traduz em estabilidade e progresso nas personalidades das pessoas. Indicador de capacidade de organização, o seu bloqueio, por outro lado, sinaliza dificuldades de progressão.

Ele está ligado aos símbolos da cruz e do quadrado. Em virtude dessa ligação, especialmente com a cruz, é um número de grande importância.

No Japão, existe a superstição de que o número 4 esteja vinculado à morte. Por esse motivo, evita-se que o mesmo seja pronunciado.

Na Bíblia, o Livro do Apocalipse indica a ideia de universalidade do número 4. Nesse livro são mencionadas situações em que é frequente a presença do número.

Assim, são 4 os cavaleiros que trazem as 4 pragas maiores. São 4 os anjos destruidores que ocupam lugar nos 4 cantos da terra. São também 4 os campos das doze tribos de Israel, entre outros.

O Vedas, livro sagrado do Hinduísmo, é dividido em 4 partes: Hinos, Sortilégios, Liturgia e Especulações.

Os ensinamentos de Brama, deus do trinário hindu, também são divididos em 4 partes: regiões do espaço, os mundos, as luzes e os sentidos.

Finalmente, são 4 os evangelistas (autores que escreveram sobre a vida de Jesus): Mateus, Marcos, Lucas e João.

Por mais esses motivos, o número 4 comporta o aspecto sagrado.

Várias coisas são representadas por quatro elementos. São exemplos:

•        As quatro direções cardeais: norte, sul, leste e oeste.
•        As quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
•        Os quatro elementos: ar, fogo, água e terra.
•        As 4 fases da vida humana: infância, juventude, maturidade e velhice. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 4 Organização e prática
Símbolo: o quadrado.
Planeta: Saturno e Urano
Cores: amarelo, laranja e vermelho.
Elemento: terra
Metal: ouro.
Pedras: safira e topázio.
Perfume/aroma: maçã verde.
Profissões: empreiteiro, fazendeiro, mecânico, projetista, contador, político, operário de fábrica ou da construção civil.


O que realiza. 

Palavra chave: ação, estabilidade, firmeza, segurança e conservadorismo. 

O quatro é o símbolo da lei da ordem. Manifestação do lado racional, é representado pelo quadrado. É o número da terra e representa estabilidade e fidelidade. Simboliza as quatro estações do ano, os elementos e as pontas dos compassos. 

Este número relaciona-se com trabalho organizado e dirigido para massas, a preocupação com detalhes, a energia para construir e concretizar. Se por um lado é a limitação e a dureza, por outro simboliza a segurança, a estabilidade, os esforços premiados. 

Está relacionado com o mundo material, com o senso prático, a autodisciplina. Para construir é preciso valer-se de sua força e poder. 

Desenvolve o senso prático, a autodisciplina. A defesa das tradições, e um certo conformismo.

Este número caracteriza pessoas fortes, com boa capacidade de argumentação, práticas, leais, justiceiras, minuciosas e organizadas. Contudo, também são excessivamente sérias, pouco imaginativas e conflituosas. Também são honestas, capazes e perseverantes. 

A pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Desde pequeno vai mostrar-se disciplinada e muito sistemática. 

Não terá dificuldades em se adaptar à rotina. É paciente e responsável. Gosta de ordem e regularidade. Mas é autoritária e tem tendência a criticar demais as coisa, querendo que tudo seja a sua maneira.

Evite prometer o que você não puder cumprir: ela vai cobrar a promessa durante o resto da vida. 

Tem uma incrível habilidade manual. É uma especialista em montar e desmontar quinquilharias. E depois, fica esperando os elogios por suas criações. É extremamente organizada. 

Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si.

Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.
  
Dica: Sempre que puder, convide seu filho para ajudar nas tarefas da casa. E não tente vencê-lo pela imposição: diante do conflito, converse.

Características positivas: praticidade, espírito construtor, lealdade, organização, disciplina, ordem, franqueza, estabilidade, cautela, trabalho, resistência, confiança, honestidade, amor a tradição.

Características negativas: rigidez, conformismo, avareza, apego ao passado, crítica excessiva, insegurança, inflexibilidade.

Missão a cumprir: Não se deixar oprimir pelo trabalho e pelas responsabilidades. [Hórus Esotérico]

5
O número 5 (cinco) simboliza o centro e a harmonia. Isso porque ele ocupa a posição do meio dos primeiros números (de 1 a 9).

É central para os chineses, o que decorre do fato de, na China, o ideograma que o representa ser uma cruz. Além disso, carrega o sentido de equilíbrio, pois é o resultado da soma de yin (dois) e yang (três).

Ele representa o ser humano na medida em que essa é também a soma de dois braços, duas pernas e tronco. Foram nessas partes do corpo que Jesus foi ferido e que, assim, são conhecidas como as "cinco chagas de Cristo".

Acresce que é o número do sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão.

De acordo com a Numerologia, o número 5 significa união e equilíbrio.

A análise oculta dos números define as pessoas influenciadas por esse número como livres e disciplinadas.

Elas têm a tendência de serem ágeis na tomada de soluções. O seu bloqueio pode resultar em impaciência e inquietação.

O número é muito significativo para os seguidores do Islamismo, afinal são 5 os pilares dessa religião:
•        Shahada - fé
•        Salat - oração
•        Zakat - caridade
•        Sawm - jejum
•        Haji - peregrinação

O Hamsá, também conhecido como Mão de Fátima, é um símbolo da fé islâmica cuja palavra em árabe significa 5. O mesmo representa o número de dedos da mão.

Para os maias, carregava também uma simbologia sagrada, pois 5 é aquele que representa o deus do milho. A origem dessa crença surge por associação ao número de dias que as sementes de milho levam para germinar após a sua plantação.

O pentagrama, símbolo mágico associado às práticas de bruxaria, é um importante símbolo marcado pelo número 5. Trata-se de uma estrela de cinco pontas que é utilizada como um amuleto em muitas culturas. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 5 Responsabilidade e Versatilidade
Símbolo: a cruz.
Planeta: Mercúrio
Cores: azul-claro e cinza-claro.
Elemento: ar
Metal: mercúrio (não deve entrar em contato com a pele).
Pedras: diamante e safira amarela.
Perfume/aroma: camomila.
Profissões: psicólogo, pesquisador, vendedor, agente de viagens ou de seguros, guia turístico ou corretor de bônus e ações.


O que é livre. 

Palavra chave: Liberdade, evolução, curiosidade, aventura. 

É o número dos sensações e dos sentidos. Representa a liberdade e o espírito de aventura. Este é o número das probabilidades de mudança, da versatilidade e das viagens. 

O cinco representa a versatilidade através da busca de liberdade para se lançar em direção a novas oportunidades. Introduz a ideia de movimento, de velocidade e de tempo que acaba com a estabilidade, a determinação e a ordem limitada do 4. Simboliza a revolução sem a qual a transformação e a evolução não seriam possíveis. É o número da transformação. O 5 é o transgressor.

Este número caracteriza pessoas versáteis, ativas, aventureiras, exploradoras, de pensamento rápido e inteligentes. Provocam mudanças por onde passam e também aceitam com a mesma facilidade que as promovem. Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. 

Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super ativos e curiosos. Impulsivos, rápidos e inquietos. Não que não goste de carinho e aconchego, mas apenas porque não vive sem movimento. Imaginação fértil, curiosidade insaciável. Versátil, fazem várias coisas ao mesmo tempo. Haja fôlego para acompanhá-los. 

Gostam de dar conselhos e não negam ajuda a quem seja necessário. Além disso são pacíficos, harmoniosos e confiáveis. São animadores de festas, otimistas e adoram viagens. 

Acumulam experiências e possuem conhecimentos sobre uma boa gama de assuntos, mas não se especializam em nada. Em compensação são orgulhosos, inquietos, descontentes, insatisfeitos e precipitados.

Com um magnetismo pessoal, atraem pessoas do sexo oposto. Também possuem forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

Dica: Estimule seu lado curioso, seu espírito aventureiro. E não o force a cumprir tarefas muito rotineiras. Ele detesta.

Características positivas: entusiasmo espírito empreendedor e aventureiro, versatilidade, liberdade, sensualidade, aberto às mudanças, curiosidade, flexibilidade, inteligência.

Características negativas: irresponsabilidade, inquietação, infidelidade, falta de objetivos, ímpeto que não leva a nada, ansiedade, indisciplina, instabilidade, impulsividade.

Missão a cumprir: não fazer uso inadequado de sua liberdade pessoal; aceitar mudanças. [Hórus Esotérico]

6
O número 6 (seis) representa união, equilíbrio, perfeição, harmonia e poder, o que é manifestado na forma de seis triângulos equiláteros dentro de um círculo.

Ele está presente na Estrela de Davi, o principal símbolo do Judaísmo. Também conhecido como Hexagrama, este representa a união dos elementos: céu e terra, feminino e masculino.

De acordo com a Numerologia Pitagórica, o número 6 é uma referência de grandes ideais. 

Ele está associado à justiça e a outras virtudes de equilíbrio. O seu bloqueio resulta num comportamento autoritário e crítico.

Pelo fato de a criação do mundo ser finalizada em 6 dias, o mesmo representa a totalidade para os cristãos.

Acresce que, na Antiguidade, era o número dedicado a Vênus, deusa do amor.

Para os chineses, é o número que representa o céu e o seu poder. Na cultura ocidental, por sua vez, simboliza sorte, o que decorre da associação feita ao número máximo dos dados usados nos jogos.

Apesar do seu significado, que o define como um número de perfeição, o número 6 representa o confronto de dois trios.

Ao separar as tríades sagradas (Pai, Filho e Espírito Santo, para os cristãos, e Brahma, Vishnu e Shiva, para os hindus, por exemplo), o número 6 dispõe de um potencial mau. 

Assim, passa a ser considerado um número antagônico.

A combinação de três numerais 6 representa o “número da Besta”, 666. Esse é um símbolo dos illuminati, em cuja sociedade secreta a besta é o seu mestre.

No Apocalipse, último livro da Escritura Sagrada, é referenciado como “número do pecado”.
Para os maias, o seis é o número dos deuses da chuva e da tempestade. É também o número do azar que representa a morte. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 6 Liberdade e Sensibilidade.
Símbolo: dois triângulos opostos.
Planeta: Vênus
Cor: todas as nuances de azul.
Elemento: ar.
Metal: cobre.
Pedras: esmeralda, safira e turquesa.
Perfume/aroma: canela.
Profissões: médico, enfermeiro, músico, funcionário público, dona-de-casa, decorador de interiores, cozinheiro ou professor.


O que concilia. Harmonia, equilíbrio, verdade e justiça. O seis sintetiza as responsabilidades sociais e familiares.. O seis emana vibrações artísticas e domésticas. Representa a busca de um lar, uma família e uma entrega a sua comunidade. Este número representa a responsabilidade para com os demais, a sociedade e a família.

Este número caracteriza pessoas responsáveis, simpáticas, amáveis, artistas, criativas, equilibradas, humanitárias, compreensivas, honestas e fiéis. São pessoas intelectuais, imaginativas e sempre estão procurando ser perfeccionistas. São atenciosos com a família, nas relações amorosas e adoram ter responsabilidade. 

Deseja casar-se, ter um companheiro, uma família. Emanam vibrações artísticas e domésticas. Buscam um lar feliz e o sentir-se útil a uma comunidade. A pessoa de personalidade 6 é passional e humanista. Com uma grande necessidade de ajudar os outros, ela pode até se sacrificar pelos que ama. 

Carinhosa, compreensiva, meiga, responsável. Meiga, querida por todos e muito apegada à família. Adora a companhia dos pais, dos avós, ter amigos e receber visitas.

Desde pequena, já se mostra uma excelente anfitriã. E para isso, faz questão de uma casa bonita e confortável. Solidária, empresta ou dá, com prazer. Sensível, em um ambiente mais tenso, pode se deprimir e chorar. Normalmente tolerante, torna-se muito teimosa quando contrariada. Movida a elogios, precisa do seu apoio e incentivo. É ativa, inquieta, pensa rápido e gosta de variedade. Não gosta de rotina, prefere tudo o que é novo. Assume mil responsabilidades ao mesmo tempo. E apesar de sobrecarregada, saberá dar conta de tudo. Sem reclamar ou pedir ajuda

Sexualmente aparentemente é passiva mas procura agradar sempre o parceiro. Pode se tornar dominadora e possessiva se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos.

Dica: Valorize sua capacidade de ser solidário, de partilhar, mas não deixe de lhe apontar os limites.

Características positivas: espírito conciliador, generosidade, estabilidade, idealismo, preocupação com o lar, a comunidade, companheirismo, equilíbrio, justiça.

Características negativas: acomodação, espírito de mártir, complicações no casamento, cobranças excessivas, ciúmes, ressentimento, dificuldade em aceitar a realidade.

Missão a cumprir: aprender a aceitar as coisas como são. Cuidar da relação sem ciúmes, buscar o equilíbrio antes da perfeição. [Hórus Esotérico]

7
O número 7 (sete) representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e a vontade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação.

Mas, justamente por representar o fim de um ciclo e o começo de um novo, é um número que traz a ansiedade pelo desconhecido.

Tem uma grande importância simbólica para o mundo cristão e para muitas outras mitologias.

Sete são os dias da semana, os graus da perfeição, as esferas celestes, as pétalas de rosas e os ramos da árvore cósmica.

Muitos desses símbolos evocam outros símbolos que também remetem ao número sete. A rosa de sete pétalas, por exemplo, evoca os sete céus, as setes hierarquias angélicas, além de todos os conjuntos perfeitos.

Segundo a Bíblia, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, fazendo dele um dia santo.

Por isso, o sabbat, o sétimo dia, não é um dia que está exterior à criação do mundo. Na verdade, ele é o dia de coroamento da criação, o dia em que o ciclo se encerra em sua perfeição.

O número 7 designa também a totalidade das ordens planetárias, as moradas celestes, a totalidade da ordem moral, das energias e principalmente da ordem espiritual.

Tem o significado de ciclo completo e de perfeição dinâmica. Cada período lunar dura sete dias, remetendo também para uma mudança depois de um ciclo concluído e de uma renovação positiva.

De acordo com a Numerologia, o número 7 indica a busca pela aprendizagem e pela perfeição. O seu bloqueio pode levar as pessoas influenciadas por ele a apresentar um comportamento bastante discreto.

Segundo o grego Hipócrates, "o número sete, pelas suas virtudes escondidas, mantém no ser todas as coisas, dá vida e movimento e influencia até os seres celestes".

O número 7 é também um regulador de vibrações, como se pode notar nas sete cores do arco-íris e nas sete notas da gama diatônica.

A tradição hindu atribui ao Sol sete raios, sendo que seis correspondem às direções do espaço e o sétimo corresponde ao centro. Ou seja, o número é a síntese, assim como no arco-íris a sétima cor é o branco, que também é a síntese das demais cores.

Universalmente, o 7 é o número da dinâmica e do movimento. Assim, é também a chave do Apocalipse (sete igrejas, sete estrelas, sete trombetas, sete espíritos de deus, sete trovões, sete cabeças).

O número 7 é muito frequentemente utilizado na Bíblia. Ele é mencionado 77 vezes no Velho Testamento e é muitas vezes associado ao diabo, sendo para muitos um número de azar.

Mas esta relação se criou devido ao fato de que no imaginário cristão o diabo se esforça muito para imitar Deus. Da mesma forma também a besta do Apocalipse possui sete cabeças. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 7 Conquista.
Símbolo: estrela.
Planeta: Netuno
Cor: púrpura e violeta.
Elemento: água.
Metal: prata.
Pedras: ametista e rutilo violeta.
Perfume/aroma: uva.
Profissões: cientista, professor, escritor, horticultor, inventor, advogado, ator, psicanalista, líder religioso ou atividades ligadas ao ocultismo.


O número sete é visto como um número de grande espiritualidade. Representa os sete dias da semana e as sete cores do arco-íris. O 7 é o número da perfeição, integra os dois mundos e é considerado símbolo da totalidade do Universo em transformação. 

Este número está associado a espiritualidade, a pesquisa, a introspecção, ao ocultismo. O que pensa. Palavra chave: análise, investigação, lógica e misticismo, reflexão. O sete relaciona-se com a sabedoria, reflexão, busca de outras respostas além daquelas oferecidas, meditação, descanso, paz interior.

Este número caracteriza pessoas espirituais, intelectuais, idealistas, estudiosas, contínua busca pelo conhecimento científico, inteligentes e criativas. Contudo, também são muito reservadas, sarcásticas, inflexíveis, caladas e irritadiças. São sábios, pensam profundamente nas coisas e se interessam muito por assuntos místicos. 

Aparentemente fria e calculista a pessoa de personalidade 7 é na verdade super exigente com ela mesma e com o próximo. Procura sempre executar suas tarefas de forma impecável. Tem natureza intelectual, facilidade para aprender, gosto pelo estudo. Pensadora, observadora, sempre atenta a tudo o que acontece.

Tem uma vida interior muito rica, preza o silêncio e a quietude. Trabalha mais para o bem dos outros que para o próprio. É uma pessoa grandiosa, que é atraída por grandes negócios. Mas é um pouco avarenta e extravagante. Pode ficar um bom tempo sozinha, concentrada. Gosta de um ambiente arrumado, fugindo do barulho e da agitação. 

Ama a natureza e os animais. Normalmente obediente e educada, tem incrível sensibilidade para distinguir o certo do errado, e se ressente demais com as injustiças. É uma perfeccionista, defensora do respeito e da privacidade

Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.

Dica: Não estimule, mas respeite sua necessidade de ficar só. E não tente desvendar seus segredos. 

Características positivas: sabedoria, tranquilidade, introspecção, intuição, poder de análise, meticulosidade, lógica, profundidade, perfeccionismo, autocontrole e investigação .

Características negativas: desligamento, melancolia, solidão, perda do sentido da vida, falta de objetivos, auto crítica, excesso de exigência, reclusão

Missão a cumprir: refletir, buscando o saber dentro de si. [Hórus Esotérico]

8
O número 8 (oito) é, universalmente, considerado o símbolo do equilíbrio cósmico. É um número que possui um valor de mediação entre o círculo e o quadrado, entre a terra e o céu, e por isso está relacionado com o mundo intermediário e um simbolismo de equilíbrio central e com a justiça.

O número 8 deitado simboliza também o infinito, e representa a inexistência de um começo ou fim, do nascimento ou da morte, e aquilo que não tem limite. O oito deitado, ou o símbolo do infinito, representa ainda a ligação entre o físico e o espiritual, o divino e o terreno.

Nas culturas orientais e africanas, o número oito carrega um poder simbólico equivalente, em alguma medida, ao do número 7 para a cultura ocidental. No Japão, o número 8 é um número sagrado. Nas crenças africanas, o número oito possui um simbolismo totalizador.

Na tradição cristã, o oito é o número que simboliza a ressurreição, a transfiguração. Se o número 7 corresponde ao Antigo testamento, o número 8 simboliza o Novo Testamento. O número 8 anuncia a prosperidade e a bem-aventurança de um novo mundo.

No Tarot de Marselha, a carta número 8 simboliza a justiça, o equilíbrio e a completude totalizante. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 8 Sabedoria e Liderança
Símbolo: roda da fortuna.
Planeta: Saturno
Cor: marrom, preto e cinza.
Elemento: terra.
Metal: chumbo.
Pedra: ônix e turmalina negra.
Perfume/aroma: mirra.
Profissões: executivo, presidente ou gerente de uma grande companhia, advogado, perito, industrial, bancário, editor, publicitário, crítico literário ou teatral.


Este número representa a vitória e a prosperidade. Representa também o poder e a boa administração do dinheiro. Palavra chave: Poder, responsabilidade, riqueza material, reconhecimento. Depois de encontrar respostas, é hora de colocar em movimento. Busca o poder, o prestígio, o lado material da vida. 

Movido por uma ambição legítima, torna-se um guerreiro, lutador, um perseverante, baseado no senso ético, na justiça, busca a vitória pessoal através do enriquecimento. É o início de uma nova vida, a regeneração, o renascimento, a renovação.

Este número caracteriza pessoas habilidosas, trabalhadoras, decididas, ótimas gestoras, fazem qualquer sacrifício pelo que acreditam, desejam alcançar reconhecimento, auto suficientes, firmes, exigentes e ambiciosas. 

Contudo, também são frias, têm grande dificuldade em demonstrar os sentimentos, materialistas, impacientes e excessivamente ambiciosas. É um número prático e pertencem as pessoas sucedidas e organizadoras que se dão bem em negócios. 

São pessoas que trabalham duro em ambos os aspectos: material e espiritual. Com uma auto confiança que beira a arrogância a pessoa de personalidade 8 não costuma decepcionar os amigos.

Muito disciplinada, sua aparência transmite sucesso e prestígio, que vêm graças ao grande espírito de competição e capacidade de liderança. Inteligente, dominadora, logo estará comandando a vida da casa. Esperta, hábil, vai descobrir o jeito de impor suas ideias. 

E não admite ser contrariada. Simplesmente não escuta um não. Desde pequena, mostra que tem iniciativa e objetividade. Mas, antes de contar com a sorte, deve se empenhar para conseguir o que deseja. Impetuosa, tem dificuldade em cumprir uma meta de cada vez. É paciente, intuitiva e misteriosa. 

Gosta de ler, tem poucos amigos, mas muito bem escolhidos. É um pouco melancólica.

Capacidade de comando e liderança. No trabalho critica quando acha necessário e elogia na mesma moeda .O talento para empreendedor vai se firmar, quando pode alcançar sucesso financeiro. Se optar pela área cultural, será em um cargo administrativo.

Adora desafios e por isso é fascinado por relações complicadas. É sexualmente agressiva e segura de si.

Dica: Elogie sua capacidade de tomar decisões. E não seja autoritária, mas sempre diplomata. 

Características positivas: poder, eficiência, prestígio, liderança, organização, sucesso, riqueza, perspicácia, saber, compreensão, autoridade, justiça, perseverança, auto confiança e verdade

Características negativas: ambição excessiva, sede pelo poder, materialismo desenfreado, intolerância, arrogância, autoritarismo, teimosia, impaciência e desonestidade.

Missão a cumprir: Usar corretamente o dinheiro e o poder, pautado no senso de justiça. Não negligenciar o dinheiro e as coisas materiais. [Hórus Esotérico]

9
O número 9 (nove) simboliza poder, esforço, conclusão e, ao mesmo tempo, reflete eternidade.

Na Numerologia, o nove representa a integridade e a sabedoria. As pessoas influenciadas por esse número apresentam características de líder. Por isso, o número bloqueado indica falta de orientação e possessividade.

Tem um significado extremamente poderoso. Ele reforça o triplo poder do número 3 e, logo, das tríades sagradas (Pai, Filho e Espírito Santo, para os cristãos, e Netuno, Zeus e Hades, para os romanos, por exemplo).

É o número de meses da gestação. Dessa forma, carrega o sentido de esforço e sinaliza o fim de um processo.

Foram 9 dias o tempo em que Deméter, a deusa grega da fertilidade, esteve à procura de sua filha Perséfone após ela ter sido raptada por Hades.

Esse é também o número das musas, as filhas de Zeus (o deus dos deuses, na mitologia grega).

Representa jornada completa - o seu início e o seu término - pois assim que termina, tem início um novo a partir do número 1.

Nesse sentido, ele reflete o valor de infinito, o qual é representado pela sua repetição 999 999 999. Dessa forma, partilha de mais um símbolo que faz referência ao sagrado na medida em que o infinito representa Jesus no Cristianismo.

Representa a totalidade dos mundos, pois cada mundo é representado por um triângulo: céu, terra e inferno.

Na mitologia chinesa é o número das esferas celestiais. Isso porque havia nove passos até o trono do imperador.

O número 9 é um número de bom presságio para os chineses. Enquanto isso, para os japoneses, representa o oposto.

Para os astecas, por sua vez, é um número que causa medo porque faz referência à morte e ao inferno.

O rei asteca Nezahualcoyotl construiu o seu templo com nove andares. Cada um dele representava as etapas pelas quais a alma tinha de passar para alcançar o descanso eterno. [Dicionário dos Símbolos]

Simbologia:
Número 9 Inspiração
Símbolo: três triângulos.
Planeta: Marte
Cores: vermelho e branco.
Elemento: ar.
Metal: ferro.
Pedras: granada e ágata.
Perfume/aroma: mel.
Profissões: médico, enfermeiro, advogado, escritor, ator, dançarino, ou realizando trabalhos com a comunidade e filantrópicos.


O número 9 é o final de um ciclo e começo de outro. Este número está associado ao altruísmo, a fraternidade e espiritualidade. O que compreende. 

Palavra chave: Realização, universalidade, abnegação, compaixão. O nove representa a realização total do homem com todas as suas aspirações atendidas e seus desejos satisfeitos. 

Ele é capaz de dedicar-se ao amor universal, incondicional por tudo e por todos. Busca a perfeição. Este número representa a mais alta forma do amor universal. 

É o número da grande sabedoria e poder espiritual, já que contém a experiência de todos os números anteriores. Representa a plenitude espiritual. Associa-se à totalidade e à conclusão.

Este número caracteriza pessoas humanitárias, criativas, solidárias, artistas, com feição para a escrita, românticas, animadas, simpáticas, persistentes, generosas e sentimentalistas. 

Contudo, também são possessivas, têm uma excessiva adoração pela sua pessoa e são consumistas desmedidas. São pessoas que se preocupam com outras pessoas e seus direitos. 

Possuem muitos talentos, fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mas nunca tiram vantagem de seu sucesso. Otimista, carismática e cheia de vitalidade, a pessoa de personalidade 9 aparenta ter gênio forte, mas na verdade é muito compreensiva e generosa. 

Elogia tudo que é bem feito, mas não esconde o que sente quanto à incompetência ou preguiça.

Tida como a grande irmã da humanidade, percebe, como ninguém, as necessidades do outro e está sempre pronta a ajudar. 

Comunicativa, vive rodeada de amigos. Mas não tem muito critério para escolhê-los, o que pode lhe trazer algumas decepções. Com os menores, assume funções de conselheira e protetora. 

Todos esperam muito de você. É tolerante e compreensível. Mas em compensação é um pouco indelicada. 

Precisa de espaço, adora novidades e sonha em descobrir o mundo.

Quando apaixonada se torna dócil e passa a ser uma grande amante.

Dica: Deixe que ele assuma as próprias responsabilidades, acreditando na sua capacidade de realizá-las. E não diga nunca que não confia nele. 

Características positivas: amor universal, paciência, tolerância, fé, generosidade.

Características negativas: sacrifício, fracasso, solidão, decepção, fanatismo.

Missão a cumprir: Ter em mente que a finalidade do ser humano é desenvolver o amor universal, a compreensão e a compaixão. [Hórus Esotérico]

10
O número 10 (dez) representa ausência, mas também completude, perfeição, totalidade. 

Isso porque ele é composto pelos números 1 e 0, de modo que é o primeiro número que é interpretado em conjunto.

Dizem que sozinho não carrega um simbolismo próprio, daí o fato de refletir ausência. Por outro lado, a perfeição e completude encerram a ideia de que o número 10 compreende todo o simbolismo da numerologia pitagórica, do 1 ao 9, cuja soma é justamente 10.

Curiosamente, a soma dos quatro primeiros números (1 + 2 + 3 + 4) resulta, da mesma forma, no número 10.

Para o filósofo e matemático grego Pitágoras, a dezena representa o sagrado. No número 10, Pitágoras enxerga a criação do Universo, por isso, tem um grande respeito pelo mesmo.

Pitágoras representou o número 10 através de um triângulo formado por dez pontos. Na primeira linha há um único ponto, na segunda, dois pontos, na terceira, três, e na quarta, quatro. Deu a esse triângulo o nome de Tetraktys.



Cada ponto da base do Tetraktys carrega o importante significado dos respectivos números:

•        Um - divino, o princípio de tudo;
•        Dois - dualidade: divino e humano, bem e mal, entre outros;
•        Três - físico, psíquico e espiritual;
•        Quatro - quatro elementos, quatro pontos cardeais.

O número 10 serve de base para muitos sistemas de contagem. Ele representa um ciclo. 

Nesse sentido, ele tem também o significado de começo, fim e recomeço.

Para os chineses, o número 10 significa dualidade. Na China, o número 5 representa totalidade, logo, a sua duplicação representa o caráter daquilo que é duplo.

O número 10 é representativo na Bíblia. São 10 os mandamentos, por exemplo, os quais se resumem em um só conjunto de leis. [Dicionário dos Símbolos]

* * *
Outras representações do Triângulo de Tetraktys:





11
Simbologia:
É um número espiritual e de intuição. O 11 é o idealismo, o perfeccionismo, a clarividência e a colaboração. É um número de forte magnetismo e caracteriza as pessoas idealistas, inspiradoras, inventivas, capazes de iluminar o mundo através de ideias elevadas. 

O 11 também caracteriza uma pessoa com dons de mediunidade ou voltadas ao ocultismo. É o número da espiritualidade.

São pessoas que trazem alegria para as pessoas e inspiração. Geralmente são pessoas que tem os pés no chão e algumas vezes podem ser inconvenientes.

Características positivas: idealismo, intuição, poderes extra-sensorial, paciência, misticismo, simpatia, humanitarismo.

Características negativas: fanatismo, pragmatismo, cinismo, charlatanismo, preguiça, desonestidade, desorientação, falsa superioridade, mesquinhez. [Hórus Esotérico]

13
O 13 (treze), desde a Antiguidade Clássica, é o número do azar, o portador de coisas más. 

Nas Sagradas Escrituras, o capítulo 13 do livro do Apocalipse faz referência ao anticristo e à besta.

Os numerologistas consideram o 13 como o número que atua em desarmonia sobre as leis do universo.

Na Última Ceia estavam presentes 13 elementos - Jesus e os seus 12 apóstolos. Nessa ocasião, Jesus foi traído por Judas Iscariotes.

Para corroborar ainda mais o negativismo do número, bem como o fato de ser evitada uma refeição em que 13 pessoas se sentem à mesa, diz a lenda que 12 deuses foram convidados para um banquete. Um deus - o deus do fogo - que não havia sido convidado apareceu e iniciou uma briga que terminou com a morte do deus solar, o preferido dentre os deuses.

Chama-se triscaidecafobia a fobia ou o grande temor ao número 13.

Sexta-feira 13
O fato de o número 13 coincidir com uma sexta-feira significa para os supersticiosos o dia do azar.

Há uma série de histórias que tentam explicar o motivo dessa atribuição à data. A mais provável resulta do número de elementos presentes na Santa Ceia (13) e do dia seguinte, em que Jesus foi crucificado (sexta-feira).

O Positivismo do Número 13
A carta 13 do tarô é a carta da morte, mas no sentido de fim de um ciclo, portanto, de mudança e, assim, nem sempre está associada a coisas ruins. Por isso, em contrapartida, algumas pessoas consideram o 13 o número de boas vibrações.

Também na Antiguidade, o número 13 recebia uma conotação positiva; poderia representar o mais poderoso e sublime. Assim, é dito que Zeus se juntou a 12 deuses num cortejo e, sendo o 13.º se distinguiu pela superioridade. Ulisses, por sua vez, escapou de ser devorado pelo Ciclope e era o 13.º elemento do grupo.

Tatuagem
A tatuagem do número 13 é popular entre as pessoas que acreditam que ele representa sorte, tal como um amuleto.

Comum entre os gêneros masculino e feminino, a sua imagem pode ser de um número amplo ou reduzido e é encontrado em variadas partes do corpo. [Dicionário dos Símbolos]


Fontes da Pesquisa:
http://www.luso-poemas.net - Helen De Rose
http://f13elt.blogspot.com - Nana Moraes
http://zh.clicrbs.com.br - Marcelo Sarkis e Larissa Roso

            Sexta-feira 13 
Essa data sempre traz consigo superstições misteriosos...
Sexta-feira, na astrologia é dia de Vênus, na mitologia Afrodite, na umbanda Iemanjá, portanto, é um dia da semana, simbolicamente, feminino e voltado a mulher.
            O número 13, na numerologia, representa a consciência universal de Deus pelo número 1, unido com a trindade 3, que retorna a unidade (pai, filho e espírito santo). Se reduzirmos o número 13: 1+3 = 4, voltaremos nos símbolos do quadrado e da cruz (quatro pontas), que lembra o sacrifício do corpo de Jesus, e o quadrado lembra a terra, o pó de onde viemos e pra onde vamos retornar.

                        Tarô
            No tarô, o Arcano Maior XIII é a “A Morte”, durante séculos, a carta mais temida desse oráculo, que possui como títulos esotéricos “O Filho dos Grandes Transformadores” e “O Senhor dos Portais da Morte”. Com atribuição astrológica ao signo de escorpião, casa 8, elemento água, fixo, governado por Marte e Plutão. A letra hebraica é Nun que significa peixe, que significa perpetuidade, germinar, letra masculina, de cor azul-esverdeada, que corresponde a letra “N” do nosso alfabeto. Seu caminho cabalístico (24º) une Netzach(a Vitória) com Tiphareth(a Beleza). Este é um dos caminhos que unem a personalidade com o Ser Superior.

            Nesse caminho, a energia da personalidade projetada pelo Ser Superior é absorvida na morte física ou reconceituada numa iniciação: “O vigésimo quarto caminho é a Consciência que Faz Aparecer. Chama-se assim porque dá uma aparência a todas as aparições criadas, de forma apropriada a sua estatura!.” Em outras palavras: a beleza interior percebida em outra pessoa, é outro reflexo do Eu Superior de cada um, unido por esse caminho, em vida ou após a morte (consciências com afinidades se atraem e sem afinidades se repelem).

            O número 13 é negativo e fatalista para alguns; para outros, é um número de sorte.

Sugere transformação, renovação e transmutação.

Esta carta não significa necessariamente uma mudança negativa.

            Pode estar ligada a factos agradáveis: casamento, nascimento, mudança para outro país. 
            Mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida. Assim, podemos dizer que a morte é ao mesmo tempo mudança (para obter) e estabilidade. 
            Este é um paradoxo. 

                        Última Ceia
            Na última Ceia de Cristo eram 13 convivas e entre eles Jesus que morreu na sexta-feira. Foram 12 os apóstolos e Cristo representou o 13º com a iluminação, o sacrifício e a nova consciência divina no seio da humanidade.

            Alguns estudiosos do esoterismo, fazem uma comparação ao número 13 com a santa ceia, os 12 apóstolos e Jesus. E, dizem ainda que Judas Escariotes, seria o representante do signo de escorpião, pois seria o 13º homem na santa ceia, e aquele que abriu os portais da morte para Jesus, por sua traição. Na minha observação individual e particular, vejo Jesus como sendo o 13° homem, que foi crucificado e completou o ciclo do número 13 e que depois, foi substituído nesse simbolismo com Nossa Senhora e os 12 apóstolos, sendo a data de Nossa Senhora geralmente lembrada no dia 13, a décima terceira estrela da coroa que recebeu, lembrando Nossa Senhora de Fátima.

            O número 13, é bastante utilizado por várias culturas e países. Para os astecas, o 13 era o número que regulava os ciclos do tempo: suas semanas tinham treze dias e seus séculos 52 anos (13x4 = 52).

                        Mitologia Egípcia
            Na mitologia egípcia, Set esquartejou Osíris em 14 pedaços e jogou no rio Nilo, esperando que os crocodilos os devorassem, e assim Osíris jamais teria acesso à vida eterna. Mas ele não foi comido e Ísis conseguiu resgatar 13 pedaços (o pênis foi comido por um peixe – Nun – ligação com a letra hebraica). E Osíris foi para outro mundo, identificado como o Sol Noturno, que morre cada noite para ressuscitar no dia seguinte, transformando-se no Deus dos Mortos, da morte e ressurreição.

                        Na nota do dólar americano

Se você notar, o número 13 foi minuciosamente utilizado:
Pegue uma nota de dólar.


Observe a águia sobre o selo
Numa das garras ela segura 13 flechas
Na outra garra ela segura um ramo 
De oliveira com 13 folhas e 13 bagas
O escudo na frente da águia tem 13 listras
Há um agrupamento de 13 estrelas
Sobre a cabeça da águia
O lema “E Pluribus Unum”
Na faixa que está na boca da águia
Tem 13 letras
Cada asa da águia tem 13 penas
Do outro lado do dólar
A pirâmide tem 13 degraus
Da base até o topo
Os ângulos da base da Pirâmide medem 67 graus(6+7 =13)
O lema “Annuit Coeptis”
Sobre a pirâmide tem 13 letras.

            O governo americano sempre teve informações trazidas por Ordens Secretas ligadas ao esoterismo, que os auxiliam em todos os assuntos, desde sua origem como país no mapa-mundi.
            Veja só, como uma simples sexta-feira 13 envolve muito mais, do que aquilo que possamos imaginar, e mistificar com a superstição negativa. 

                        Na China
            Os dísticos místicos dos templos são por vezes encabeçados pelo número 13. 
            Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. 

                        O 13 dos chineses é o 4
            Para os chineses, os significados funestos emanam do 4, cuja pronúncia se assemelha à da palavra "morte". Apesar da preferência generalizada pelos números pares na China, as mais diversas referências ao 4 costumam ser evitadas em países do sul e do sudeste da Ásia: números de telefone sem esse dígito no começo, prédios onde a sequência de andares pula do terceiro para o quinto, empresas de ônibus que não colocam o algarismo nas placas e festas de casamento que desobedecem a numeração normal das mesas para que ninguém seja obrigado a ocupar um assento de má sorte. O medo tem até nome: tetrafobia.

                        Na civilização cristã
            Por exemplo, nos Estados Unidos, o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação Norte-Americana.
            Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa. 

                        Para os tatuadores o número 13 é o número especial.
            E muitos o tatuam. A 13ª tatuagem pode ser a própria homenagem Em tempos, existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira).
            Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. 

            Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos.

            Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

            No Valhala (*¹), a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e desencadeou uma luta na qual morreu o favorito dos deuses. 

            Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. 

            Segundo os ocultistas, o 13 é um número sagrado, indicando o renascimento e a transmutação dos poderes mentais.

(*¹)Valhala, Valíala,Valhalla ou Walhala (do nórdico antigo Valhöll "Salão dos Mortos"

            O número 13 também é preservado nas medidas da Grande Pirâmide. 
            Em termos astrológicos, o 13 é regido pelo signo de Escorpião, que governa os órgãos de reprodução, o nascimento, a morte e a transmutação. Não há medidas de meio-termo neste número. 

            Existe nele um enorme potencial de realização de objetivos e, por outro lado, um potencial igualmente grande para a destruição total. Sob a regência do 13 é tudo ou nada.

            Os nórdicos
            Outra teoria bastante estudada vem da mitologia nórdica. Houve um banquete com pompa e circunstância para o qual 12 deuses foram convidados. Loki, deus do fogo e da trapaça, apareceu sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito entre os deuses. Até hoje, muita gente não se senta à mesa quando são 13 os comensais. Especula-se também que é por isso que os conjuntos de mesa são sempre vendidos em grupos de 4, 6 ou 12. Convidar 13 pessoas para um jantar seria um mau sinal

                        Numerologia
            A numerologia pitagórica, que segue as diretrizes do matemático Pitágoras, trabalha apenas os números de um a nove, além do 11 e do 22. O 13 é visto desmembrado, como a soma de um e três, sem qualquer relação com azar.

            — O quatro significa estrutura, estabilidade, segurança, disciplina, persistência, resistência. Se qualquer soma der 13, vamos reduzir a quatro — explica a numeróloga Ivanise Medina Souza, diretora da Regional Porto Alegre da Associação Brasileira de Numerologia (Abran).

            Outra corrente numerológica associa o 13 ao mau agouro. Ao contrário de seu anterior imediato — 12 indica totalidade: 12 meses do ano, 12 horas do relógio, 12 apóstolos de Jesus —, o 13 expressa a irregularidade, a transgressão da ordem perfeita e do equilíbrio.

Na numerologia, o 13 sempre envolve mudanças constantes.

            Tão logo uma situação aparentar estar resolvida e calma, um novo conjunto de circunstâncias surgirá para substituir o antigo. 

Isto é positivo, pois faz com que reconheçamos quais são os laços realmente verdadeiros e duradouros que mantemos ao longo da vida. 

            O 13 é a lição do desapego. Em termos práticos, na numerologia, o 13 é utilizado no sentido de transformação, ou seja, mudar aquilo que está estagnado e que precisa de uma solução proveitosa, reciclando as energias paradas há tempos.

                        Sagrado na Índia
            O 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

            Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda.

            A Índia é mais uma da culturas que subverte a ordem e leva o 13 como um símbolo de prosperidade. Para os indianos, o número que apavora norte-americanos é visto como sagrado, como amuleto. Aliás, em um dialeto falado no norte da Índia, o número é pronunciado como 'tera', que é a palavra utilizada para se referir a Deus.

            Uma prova de como os indianos levam a sério o poder do 13 como talismã é o atual presidente da Índia, Pranab Mukherjee. Fazendo lembrar as manias de Zagallo, quando trabalhava no parlamento, ele fez questão de que seu escritório fosse o de número 13. Além disso, há mais de 10 anos o homem vive em uma casa de número 13 e não aceita sair da propriedade.


22
Simbologia:
O 22 é o trabalho, a construção, o otimismo, o poder. Caracteriza o construtor, pois usa seu raciocínio brilhante para transformar em realidade as necessidades, impulsos e ambições dos outros.

Características positivas: espírito empreendedor, raciocínio lógico, lealdade, perspicácia, otimismo e generosidade.

Características negativas: cinismo, vaidade exagerada, pessimismo, não conclusão de seus projetos, complexo de inferioridade. [Hórus Esotérico]

* * *
Alguns autores apresentam um cálculo  simples para a interpretação numerológica dos nomes .

A numerologia aponta para 3 cálculos essenciais para definir as características das pessoas:
Interior: como o próprio nome diz, representa como a pessoa é no seu interior, o seu lado afetivo, amoroso e emotivo, o seu comportamento e atitude perante as pessoas. O lado interior só é conhecido por aqueles que convivem de perto, que têm intimidade. Ele é apontado a partir da soma das vogas do nome da pessoa.
Exterior: reflete a personalidade pública da pessoa, como as pessoas em geral o veem, como ele se comporta na sociedade, no trabalho, em festas, etc. É aquela “primeira impressão” que a pessoa causa, aquilo que todos percebem e sentem quando acabam de te conhecer, aquilo que marca a sua presença. É apontado a partir da soma das consoantes do nome.
Síntese: a síntese reflete, de fato, a personalidade da pessoa, o resultado entre a combinação do íntimo e do externo, aquilo que faz parte da sua essência e do seu comportamento na sociedade. Para isso soma-se as letras d nome completo (vogais e consoantes) ou soma-se os resultados conseguidos no interior e exterior.
É POSSÍVEL TER INTERIOR E EXTERIOR COMPLETAMENTE OPOSTOS?
Sim! Isso acontece com alguma frequência e é algo interessante. Costuma acontecer com pessoas que transmitem uma imagem de si mas se comportam de maneira diferente em seu dia a dia, no convívio com as pessoas próximas. Isso pode acontecer por vontade de ser outra pessoa, por querer fingir e enganar, ou mesmo quando a pessoa não tem bem definido para si mesmo quem ela é, por falta de autoconhecimento. Veja em baixo como calcular numerologia do nome completo.
·         Interior (soma-se somente as vogais):
·         Exterior (soma-se somente as consoantes):
·         Síntese (soma de todas as letras ou do interior + exterior):
 Fonte: We Mystic


* * *
1 - Independência e liderança, determinação, não espera por ninguém. Gosta de elogios e deve tomar cuidado com arrogância e egocentrismo.

2 - Possui discernimento e coloca a vontade dos outros em primeiro plano. Acredita em parcerias e não se deixa levar pelas emoções.

3 - Deseja a beleza de todas as coisas, com alegria, otimismo e diversão. Não desiste fácil, gosta de agir, de falar e não conhece os medos.

4 - Prático e racional, busca estabilidade e organização. Possui ambição material e deseja o afeto, mesmo sendo um pouco frio emocionalmente.

5 - Os acontecimentos inesperados são um estímulo. Curioso, almeja viagens e gosta de experimentar coisas novas. Envolvente e divertido, odeia receber ordens.

6 - Deseja o afeto e está muito ligado à família. É emocional, protetor, equilibra razão e emoção e quer um lar feliz.

7 - Necessita de paz e privacidade, prefere os momentos solitários. Individualista, racional, possui poucos amigos, mas guarda em si sentimentos profundos.

8 - Tem propósitos de ambição e poder, busca o respeito, a justiça, o equilíbrio e a eficiência. Seus esforços serão recompensados.

9 - Generoso, humanitário, auxilia os outros com postura de irmão mais velho, praticando a bondade e atraindo o amor de todos. Pode ser dramático e saudosista.

11 - Almeja um mundo melhor, tem senso de criatividade e é imaginativo e corajoso. Deseja ser uma inspiração para os que o cercam.

22 - É paciente, otimista e quer cooperar com todos, fazendo tudo para beneficiar a si e aos outros.

33 - Pratica o amor de forma voluntária e legal, vendo a necessidade dos outros como primordial. Emocional, deseja a beleza em todas as coisas e possui ideais grandiosos em relação à vida sentimental e familiar.

Livro: Numerologia: Despertando a Consciência
Autor: André Mantovanni
Editora: Alfabeto
* * *
Para a Numerologia cada número possui um valor metafísico de grande significado, uma qualidade, mostrando características internas que denota aspectos do Destino da pessoa. O numerólogo Leonardo de Araújo explica: “a Numerologia Pitagórica estuda os números de 1 a 9, além dos números mestres 11 e 22. Os números de 1 a 9 são considerados “puros” e originais, sendo chamados de “elementares” e portanto, mais próximos da Divindade. Os demais números são originados da combinação desses 9 números. Ao fazer-se a redução numa operação numerológica, todos os números duplos (exceto 11 e 22) são decompostos até restar um só algarismo, que será um número elementar. Essa redução é uma simplificação de um método criado por Pitágoras para compreender a essência de um número”, finaliza Leonardo.


Na Numerologia Pitagórica existem 9 números, 9 forças ou 9 vibrações cósmicas. Cada número é uma vibração cósmica diferente. Cada vibração tem um lado positivo e outro negativo. Todo número tem uma vibração própria, distinta e única, representando os princípios universais, através dos quais todas as coisas evoluem em ciclo contínuo. Fazendo-se a soma dos algarismos vai-se obter personalidades que se encaixam em números de 1 a 9, havendo ainda duas personalidades “especiais”, determinadas pelos números mestres 11 e 22, que são irredutíveis. Ou seja, se esses números surgirem no final de um cálculo não se faz a redução a um só dígito.

“Pitágoras também é conhecido como “pai da Numerologia moderna”, pois foi o criador da tabela que atribuiu um valor numérico para cada letra do alfabeto, a tabela pitagórica. Essa tabela é a base do método criado hoje em dia para o estudo numerológico. Para Pitágoras “todas as coisas podem ser transformadas em números e todas as experiências da vida estão contidas nos números de 1 a 9. São 9 números básicos que servem para formar todos os outros.

Ele também atuou no simbolismo dos números expressando seu significado. Foi Pitágoras quem designou os números básicos de 1 a 9 como princípios místicos de evolução das pessoas e das situações que vivenciam. Cada número representa uma área da experiência humana fixada nos algarismos de 1 a 9. Cada letra da tabela numerológica corresponde a um número, recebendo portanto, a vibração dele e atraindo sua experiência. Segundo os estudos de Pitágoras, os números são essência física e etérea de tudo que há no Universo e eles trazem características próprias.[Hórus Esotérico]
[Hórus Esotérico]






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.