sexta-feira, 11 de maio de 2018

Entendendo o processo de 21 dias e 7 dias.


Use seu Conhecimento com Sabedoria


Em nosso artigo Mantras e Musicoterapia, fizemos uma abordagem sobre a questão dos 21 dias, que se encontra mais detalhada no PDF, cujo link, também está no mesmo artigo, mas também disponibilizamos aqui, para facilitar.


O texto que segue é exatamente o mesmo que está no PDF, somente abordando a parte dos 21 e 7 dias.

Os 21 Dias

Considerando-se o aspecto espiritual, podemos explicar da seguinte maneira: sempre que movimentamos uma energia de frequência mais elevada, ou seja, uma energia de padrão vibratório mais sutil, com a intenção de “limpar e-ou purificar, esta energia estará agindo diretamente sobre cada chacra pelo período de três dias, sendo esse tempo o supostamente necessário para a limpeza das densidades de cada chacra, removendo ou transmutando as energias densas neles alojadas, possibilitando que o chacra passe a girar na frequência adequada, promovendo o equilíbrio do mesmo e, via de consequência, nosso equilíbrio.

Esse é um processo involuntário, que pode mostrar-se ameno ou não, uma vez que a energia começa a atuar sempre a partir do nível mais denso, para o mais sutil.

Em nosso corpo sutil, mais próximo ao corpo material, encontram-se os 7 chacras principais, e o primeiro a ser reequilibrado é o chacra básico, pois é o mais próximo e o mais ligado às energias da Terra, mais vulnerável às energias densas; e o último da escala a ser trabalhado é o chacra coronário, situado no alto da cabeça, por onde recebemos as energias mais sutis.


Sendo 7 os chacras principais, 3 dias para cada um, somam um total de 21 dias, tempo que se pressupõe necessário e eficaz para que a energia de limpeza percorra todos os chacras.

Cientificamente, segundo algumas pesquisas e estudos, 21 dias é o tempo aproximado para que o sistema nervoso apresente uma nova resposta.

Estudos da Neurociência comprovam a eficácia da repetição de ideias para substituir padrões de pensamento nocivos por outros de teor positivo; esse é o princípio da Programação Neuro Linguística, ou simplesmente PNL.

A repetição contínua de um pensamento, emoção ou ato, nesse período de 21 dias, faz com que um novo hábito ou forma de pensar, substitua o que era antigo e pernicioso, por um forma libertadora e positiva.

O período de 21 dias é considerado como o tempo necessário para que todo o organismo possa “trocar” as informações antigas, por novas informações sobre saúde mental e física perfeitas e equilibradas, resultando em uma vida mais harmoniosa para o Ser.

*      Quando algum comportamento se repete o cérebro cria vias sinápticas mais rápidas, de maneira que uma ação aciona a ação seguinte, de forma quase automática.  O Segredo.

*      " Um dos pioneiros na Teoria dos 21 Dias foi o cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz, em 1960. Ele relatou que seus pacientes notavam as mudanças nas cirurgias apenas após 21 dias da operação, e registrou no livro Psico-cibernética que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. " O Segredo.  Portal IBC.


Fonte:

Os 7 Dias

Vamos falar um pouco sobre esse período de 7 dias, pois foi o período utilizado entre uma fase e outra dessa proposta que desenvolvemos com Mantras.
Um fato interessante é que o uso dos 7 dias é histórico, mas também místico, e está fundamentado em costumes dos povos mais antigos que se guiavam pelo fluxo lunar, pelo movimento das estações, pelas estrelas... e por aí vai...
*   
   " Na antiguidade, a Lua era muito mais significativa ao homem do que o Sol, porque iluminava as noites, conceito que hoje não é bem compreendido. A origem do período de 7 dias está intimamente ligada com sua proximidade em duração com as fases da Lua, que acabaram gerando os primeiros calendários anuais, hoje conhecidos como calendários lunares, e que também acabaram gerando em nível global os calendários semanais. " Wikipédia

O período de 7 dias é aproximadamente o período de uma fase lunar.
“Na China a alma precisa de 7 unidades de tempo para ficar livre do corpo. Na Alemanha, se você quer assar um bom bolo, precisa de 7 ingredientes. Para os egípcios, o 7 é o símbolo da vida eterna. Não tem múltiplos nem divisores. É por isso, puro e essencial.

Segundo a tradição japonesa e tibetana, 7 dias dura o estado intermediário entre a vida e a morte. Para Hipócrates, o 7 dá vida e movimento. Para os hindus há 7 centros sutis ou 7 chacras. No Alcorão fala-se em 7 sentidos esotéricos. Os quatro períodos do ciclo lunar são de 7 dias.

*      O 7 une o número do espírito, 3 com o número da matéria, o 4. Portanto, ele integra os dois mundos e é considerado símbolo da totalidade do Universo em transformação. Na Grécia antiga havia 7 sábios. Na tradição sânscrita, há frequentes referências ao número 7. As tabuletas assírias estão cheias de grupos de 7: 7 deuses do céu; 7 deuses da terra. Para os caldeus, o número 7 era considerado sagrado. Naamã recebeu de Eliseu a ordem para mergulhar 7 vezes no Jordão para curar-se de lepra.

O Mitra persa, um Deus Sol, tinha o número 7 consagrado a si. Platão, em seu Timeu, ensina que do número 7 foi gerada a Alma do Mundo: Anima Mundana.

O 7 também representa o triunfo do espírito sobre a matéria. 7 são os anjos diante do trono de Deus (Gabriel, Miguel, Haniel, Rafael, Camael, Zadquiel, Zafiel). Aparecida Liberato.

“O número 7 (sete) representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e a vontade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação.” Dicionário dos Símbolos
Voltando à questão dos processos que se utilizam de 21 dias... hoje podemos contar com o aval da neurociência que comprovou, através de pesquisas e testes, que o cérebro assimila efetivamente informações em um lapso de 21 dias, ou seja... através dos processos de mentalização e repetição de uma determinada ideia, é possível fixá-la, ou... trocar uma ideia incômoda, negativa ou limitante, por uma reconfortante, positiva e libertadora.

Alguns sites apresentam uma explanação bem aceitável, com base em pesquisas científicas.

"Segundo a neurociência, há a parte consciente, que representa 5% e a inconsciente, que equivale a 95%.

Os números já evidenciam qual é o lado predominante. Por ser algo relativamente novo, poucos de nós conhecem como funciona esse lado, que linguagem ele entende, como fazer para que ele nos ajude na concretização dos nossos objetivos.

Você pode estar se perguntando o que o cérebro e suas partes têm a ver na prática com a famosa lista e os resultados positivos e negativos!

Vamos iniciar as respostas de forma didática:

– Fazemos as nossas escolhas, principalmente, as de mudança, evolução, aperfeiçoamento no nível consciente (agora, ao ler esse artigo você está no nível consciente).

– Porém, para instalar a nova atitude, é necessário mudar no inconsciente, porque é lá que estão os nossos hábitos, crenças e comportamentos da nossa história de vida.

Aqui se encontra o primeiro desafio. Escolhemos num nível que conhecemos (o consciente). Mas, a escolha só acontecerá se ativarmos o inconsciente (que funciona de forma diferente do consciente).

Então, vamos aprender o be-a-bá do inconsciente, para desamarrarmos o primeiro “nó”.

– O inconsciente aprende por repetição.
– O inconsciente entende emoções fortes (positivas e negativas)
– O inconsciente capta melhor imagens visuais.
– O inconsciente aprende pela forma lúdica.

Nesse artigo, queremos que você experimente o primeiro item – repetição.
Você deve estar se perguntando: repetir o que, quantas vezes.?

Esse é um dos pulos do gato, para realizar os seus objetivos.

O nosso cérebro inconsciente tem dois números determinantes nesse processo:

– 7 vezes é o número necessário para que ele aprenda o novo, que pode ser um hábito, uma atitude, uma mudança, etc.

– 21 vezes, o cérebro inconsciente incorpora o novo."

[Retirado do site Fitness – link acima]

Existem processos de 21 dias para curas espirituais, mas o porquê exato dessa prática, deve estar perdido no tempo, pois muitos povos antigos usavam como referência, o ciclo lunar de aproximadamente 7 dias, e o lapso de 21 dias.

O 7 é um número cabalístico e místico... sabemos que 21 é múltiplo de 7... uma provável explicação pode estar na ligação desses números...
Existe, no site “Eu Sem Fronteiras” uma abordagem interessante que vale a pena conferir. Segue o link:

Todos esses processos tem sua origem em estudos de Programação Neuro Linguística-PNL, Ho’oponopono, e algumas ritualizações religiosas ou místicas.

Muitos Terapeutas Holísticos desenvolveram seus próprios métodos de limpeza e harmonização a partir desses princípios.

Mas, independente das fórmulas ou ferramentas utilizadas, é fundamental a disposição da pessoa que se vale dessa metodologia, pois sem a determinação da mesma e vontade sincera de alcançar um objetivo, não haverá resultados satisfatórios.

Em primeira instância é necessário estar disposto a modificar a vibração do pensamento... trocando formas-pensamento desgastadas, por ideias renovadas e positivas.

A seguir, apresentamos uma formulação para sua limpeza pessoal, com base em nossos estudos de PNL, EFT, Ho’oponopono, e, por que não, no pouco conhecimento que adquirimos das premissas budistas.

No PDF que indicamos anteriormente, explicamos uma das metodologias que praticamos, e orientamos um e outro amigo que nos solicitou essa ajuda. Os resultados foram positivos.

Entretanto, sempre é bom lembrar que não se deve criar expectativa acerca de resultados... expectativas geram ansiedade... e ansiedade não é o resultado que buscamos com a prática  desses processos.

Organizamos um conjunto de pequenos textos que, repetidos ao longo dos 21 dias trarão uma reconfortante mudança no padrão de pensamento.

Vale ressaltar, mais uma vez que, necessário se faz a total entrega ao propósito que você tenha em mente, e muita sinceridade consigo...
Limpeza dos 21 Dias
Poema do Arrependimento – Meditação para liberação do arrependimento – Princípio Búdico.

“ Todo trauma prejudicial alguma vez cometido por mim, desde tempos imemoriais,
Devido à minha ganância, raiva e ignorância sem limites,
Nascido do meu corpo, boca e mente,
Agora, de tudo, eu me arrependo...”

II

Eu me reconcilio com o passado,
Supero e apago as mágoas da história da minha vida,
Desfaço as nuvens pesadas da raiva e do ressentimento...
Rogo à Divindade que abençoe e ilumine àqueles que, porventura, me desejaram ou fizeram o mal...
Rogo à Divindade que abrande o coração daqueles a quem magoei ou feri com palavras e atitudes... e que eles tenham para comigo, o mesmo amor e perdão que Deus tem para com todos nós...
Eu decreto que haja paz e harmonia onde antes só havia desafeto.
Que os Seres Iluminados nos amparem e abençoem.

III

Eu me aceito profunda e completamente.
Eu me perdoo plenamente.
Eu me amo incondicionalmente.
Eu me liberto totalmente.

Existem também, afirmações de igual relevância e eficácia, que são orientadas em outras metodologias, como o Reiki, e que, por sua simplicidade, princípios e positividade, foram adotadas por outras Terapias Holísticas, ou simplesmente, por outras terapias, como objetivo de implantar uma nova conduta mais harmonizada ao nosso cotidiano.

Eis os 5 princípios fundamentam a filosofia Reiki, codificada pelo Professor Mikao Usui.

Não tem contra indicações, nem precisa ser Reikiano para adotar esses princípios, de tão universais que são.

E sim... são apenas 5... leia com atenção que  você vai entender... ^_^

Só por hoje...
A importância do presente. É no presente que se deve viver.
* * *
Só por hoje, não sinta raiva.
“Só por hoje, eu não me irritarei.”

Só por hoje, não se preocupe.
“Só por hoje, não me preocuparei.”

Só por hoje, faça suas obrigações.
“Só por hoje, farei meu trabalho honestamente.”

Só por hoje, seja gentil com todos.
“Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente.”

Só por hoje, seja grato.
“Só por hoje, eu viverei uma atitude de gratidão.”

 
Quando não temos as condições necessárias para mudar situações ao nosso redor, sempre teremos as condições necessárias para mudar a maneira como pensamos tais situações...

Vamos encerrar com algumas frases de Mahatma Gandhi, para nossa meditação.


Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.

Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras,
as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos.
E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino.

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.

Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Olho por olho, e o mundo acabará cego.
♥♥♥♥♥♥♥
Boa Leitura e Bom Aprendizado...




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.