quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Chá Nosso de Cada Noite...



Há quem diga que não... mas existem sim, chás com propriedades balsâmicas para os nervos aturdidos por um dia de trabalho cansativo e estressante...

Mesmo que não seja o seu caso, de sair pra trabalhar todo dia, enfrentando trânsito congestionado, condução superlotada,  chefe arrogante... seja qual for sua atividade, mesmo que você esteja apenas exercendo uma profissão que gosta, ou fazendo o que realmente gosta... a vida moderna, por si só, já é um estresse...

Sempre tem aquele momento em que um chazinho, gelado ou morno... que nos dê a sensação de alívio... de descanso... é tudo de bom...

Então vamos vasculhar um tiquinho do universo dos chás, no que diz respeito às propriedades calmantes... é óbvio que os chás nunca servem só para uma situação ou problema, mas o nosso foco nesse artigo é apenas buscar o que acalma...


  •  Erva Cidreira  - [melissa] [para alguns autores: citronela] que muitas pessoas confundem com o Capim Limão ou Capim Cidreira, que também trás  benefícios calmantes, porém, são ervas distintas... E sim... ela se parece com o hortelã, mas o cheirinho da folha fresca é completamente diferente... ^_^

A Erva Cidreira, além de calmante, tem propriedades analgésicas, podendo ser usada no combate às dores de cabeça.

É também eficaz para as chamadas “queimações” no estômago.

Assim que cessarem os problemas para os quais a Erva Cidreira estará sendo usada, aconselhamos que seja trocada por outro chá... 

Preparo: - Ferver  uma xícara de água, juntar  1 colher de sopa de folhas picadas  de cidreira  e deixar  em infusão,  por 10 minutos.  Coar e beber  uma xícara desse chá três vezes ao dia.

Para relaxar, aconselhamos que o chá seja ingerido morno...

  • Maracujá   também conhecido como Passiflora. Porém, o maracujá não é a única planta da  família das passifloráceas, existem outras,  ao que se aplica a afirmação: Todo Maracujá é uma Passiflora, mas nem toda Passiflora é um Maracujá... >.<


O Maracujá é um fruto com propriedades calmantes, mas suas folhas, também são aproveitadas para um excelente chá.

Pode ser feito em duas versões:  puro e acompanhado da erva cidreira.

Preparo: -  Ferver  1  xícara de água, junte:  1 colher de sobremesa de folhas de maracujá, 1 colher de sobremesa de melissa (ou erva cidreira) e deixe em infusão por alguns minutos. Beber  uma xícara, três vezes por dia.

  • Camomila – [Matricaria recutita] e quem não conhece a camomila? Esse é o nosso preferido... *.*

Preparo:- Ferver 1 xícara de água, coloque o chá de camomila, pode ser ‘in natura’, com sementes, flores e folhas, ou mesmo aqueles comprados em caixinhas. Deixar em infusão por cinco minutos, coar, se for necessário, e beber. Pode ser consumido várias vezes ao dia. Morno ou gelado.

Outra propriedade da Camomila é que ela também trás benefícios para problemas estomacais oriundos de estresse, como dor de estômago e enjoos.

Quer saber mais sobre a camomila?  Visite o  Jardineiro.net


  • Erva de São João - (Hypericum perforatum) -  eficaz no combate à depressão -  atualmente, pelo que me consta, só pode ser comprada com receita médica, embora eu mesma tenha comprado dela em lojinha de ervas.

A menos que você seja conhecedor de plantas, porque, também, até onde eu sei, essa erva pode ser confundida com um matinho qualquer... >.<


O chá é de simples preparo:  para 1 xícara de chá, 1 colher de chá da folha picada. Abafar e quando morno, ingerir.





  •  Valeriana - (Valeriana officinalis) – Melhora a qualidade do sono e acalma.
O chá é feito da raiz e folhas e apresenta sabor amargo.  Pode ser adoçado com mel, stévia, açúcar mascavo, outros adoçantes naturais.


Preparo:-  para 1 xícara de chá, 1 porção equivalente a 1 colher de chá da folha e/ou  raiz picadas. Deixar em infusão até amornar e consumir.


  • Alface -  usar os talos da alface para o preparo do chá, da seguinte maneira: - para 1 xícara de chá, retirar o talo de 3 a 4 folhas de alface. Depois da água fervida, deixar os talos picados em infusão por no máximo 10 minutos. Ingerir morno ou frio. Se preferir adoçar, não esqueça das recomendações acima.

O restante das folhas, podem ser consumidas normalmente. Aliás, a alface deve ser incluída no cardápio de pessoas com tendências a problemas digestivos.


O talo da alface, mais precisamente, é rico em uma substância denominada lactucina, que atua no nosso organismo com propriedades calmantes, sendo excelente no combate à insônia.



  •  Maçã – esse chá deve ser preparado com a casca da maçã, sempre utilizando o processo da infusão, pois cozinhar a casca, dará uma excelente calda para doces, mas... cozida a casca perde uma proporção considerável de suas propriedades.


Além de ser um excelente calmante, também é utilizado para diminuir incômodos digestivos.


Preparo: - Casca lavada e picada de 1 maçã média ou pequena, para 1 xícara de água fervente.



O restante da fruta pode e deve ser consumido prontamente, assim que descascada... *.*


 

* * *
Existem também algumas alternativas de “misturinhas” de chás, que podem ser , além de um excelente relaxante, um “colírio” para o nosso paladar...

Eis  aqui algumas opções:  maçã com camomila; maçã com pêssego; casca de laranja com hortelã; maracujá com pêssego e mel.

As proporções devem sempre ser observadas, tendo-se em vista 1 xícara de chá. As referências são as mesmas seguidas acima.

E para quem gosta de lanchinho natural à noite, por ser leve e saudável, fica aqui a dica:
 
* 1 banana amassada com mel e aveia, meia hora antes de deitar. 

Assim, o chá deverá ser consumido pelo menos 15 minutos antes do lanchinho...

Segundo a minha pesquisa, essa "misturinha" ajuda a liberar uma substância denominada triptofano, que sendo um precursor d a serotonina e melatonina, estas, ligadas ao sono, contribui para a melhora na qualidade do sono, potencializando a ação das ervas utilizadas no chá.

Informações complementares, você encontra no artigo desse blog:  Chá e Boa Companhia...




Boa Noite...e literalmente Bons Sonos... 

* * * 
A simplicidade é a extrema sofisticação.
Leonardo da Vinci

 * * * 






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.