sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Varizes



!!!!!!!  Doenças são um assunto sério... 

Tenha em mente que: qualquer abuso de qualquer produto terapêutico, seja de que espécie for, causa mais males do que benefícios.

Mulheres grávidas e lactantes sempre devem se acautelar do uso de algumas ervas, tanto quanto devem ter cuidado com a alimentação em geral.

Sempre é aconselhável  o acompanhamento de um profissional da área de saúde, de sua confiança, que tenha conhecimentos específicos no âmbito da Fitoterapia.

Alguns problemas de saúde são mais fáceis de tratar do que outros. O tempo de tratamento varia, assim como as formas utilizadas.

O que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outra nos mesmos moldes. E  MITO é essa história de que : “ Nada que é da Natureza pode fazer mal” ...  – use uma erva de forma equivocada e descontrolada e depois não venha reclamar que “Sto. Antônio enganou”...  Certifique-se SEMPRE de que você está usando o chá certo para o problema certo...

Varizes - O que são?


As varizes , também denominadas veias varicosas, ocorrem devido à má circulação, má alimentação, excesso de esforço e outras causas.

Normalmente, são herdadas geneticamente, ou seja, o DNA de uma pessoa apresenta alguma deficiência que baixa a resistência  das paredes das veias , o que facilita a sua dilatação.

As veias, quando dilatadas, deformam-se, deixando marcas e calosidades nas pernas e pés. Mas as varizes não ocorrem somente nessas regiões, podendo desenvolver-se em outras partes do corpo e órgãos internos, como o útero.

As varizes causam inchaço, dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. Em um estágio mais avançado, poderá surgir  ardência, câimbras, coceiras e dormência nas áreas afetadas.


Quando não tratadas devidamente, podem ulcerar, agravando-se de tal forma, que se não houver uma intervenção cirúrgica, o paciente correrá o risco de perder a perna.

É preciso ter em mente, porém, que as varizes não surgem apenas em decorrência do fator DNA.   

Muitas vezes a falta de cuidado com a saúde, e a falta de uma metodologia profilática, com o objetivo de cuidar do bem estar das pernas é pés, podem acarretar varizes.

Pessoas jovens e crianças também podem ser acometidas por esse mal.

Um dos fatores que têm sido amplamente discutidos é o uso de salto alto por jovens e crianças. Na sociedade moderna é uma questão de status...  contudo,  a vaidade não deveria imperar sobre a qualidade da saúde do indivíduo.

Crianças e adolescentes ainda estão desenvolvendo o corpo e a sobrecarga do salto alto afeta não só a coluna, como obriga a pessoa a manter-se em constante esforço de equilíbrio.

Outro fator que, além de prejudicar a coluna, pode provocar excesso de peso para as pernas, é a sobrecarga de material didático que as crianças e adolescentes são obrigados a carregar diariamente, em função das atividades escolares.

Má alimentação, calçados inadequados de acordo com a idade, excesso de esforço... são apenas alguns fatores que podem contribuir para o surgimento das varizes.

Observe nas indicações dos chás, que alguns apresentam contra indicações e efeitos colaterais.  Por isso aconselhamos o acompanhamento por um terapeuta holístico, ou seja,  dê preferência a um médico que não se prenda a ortodoxia da medicina... ¬¬ ...


Como Prevenir e Tratar?

Os tratamentos para as varizes dividem-se em convencionais e alternativos. Falaremos brevemente dos tratamentos convencionais, pois o nosso foco, não é a medicina convencional.  Posteriormente, estaremos abordando, mais detalhadamente, e se possível, todas as alternativas de tratamentos que pudemos pesquisar...

Os tratamentos convencionais, incluem a necessidade de cirurgia nos estágios avançados da doença; quando o problema é diagnosticado precocemente, recomenda-se o uso das meias elásticas e medicação que ative o fluxo sanguíneo, prevenindo a formação de bolsas.

As aplicações são feitas em varizes superficiais e como o próprio nome indica, são aplicações de substâncias que necrosam a veia impedindo a passagem do fluxo sanguíneo. É um procedimento doloroso, caro e que exige cuidados até o término de todo o tratamento, que pode durar várias sessões.

Atualmente, temos também o ‘laser’, processo com o mesmo efeito da cirurgia, porém, menos invasivo e menos doloroso. Contudo, esse método  apresenta uma contra indicação: apesar da eficiência da técnica, fica uma sequela que são pequenas manchas brancas na pele. É também um processo dispendioso.

Tratamentos Alternativos

Existem algumas medidas que podemos adotar para o cuidado com as pernas é pés. Vejamos algumas dessas alternativas.

Contudo, o tratamento de varizes não é tão simples, e o uso descontrolado da maioria das ervas, pode causar danos a saúde.

Em razão desse aspecto, é altamente recomendável que se busque aconselhamento profissional: um médico com  entendimento em Fitoterapia,  um terapeuta holístico...

Sempre aconselhamos  preparar os chás pelo sistema de infusão, por acreditarmos que este processo, conserva de maneira significativa os componentes ativos da planta, potencializando suas propriedades.

Todo  e qualquer tipo de tratamento deve ser feito observando-se os intervalos de descanso do uso do produto. 

Nunca abuse de doses diárias, e/ou use uma quantidade maior de ingredientes,  do que a recomendada no preparo.

  • ·         Massagem com óleos ou hidratantes de: maracujá, erva doce, hamamélis,

Essa massagem consiste apenas em movimentos leves e longitudinais, nas pernas, apenas com o objetivo de relaxar a musculatura cansada. Não se deve apertar os locais onde existem as varizes... de forma alguma.

A massagem deve começar pelos pés e alcançar os músculos da perna, ajudando, dessa forma, a melhorar a circulação e eliminar toxinas.


Também é recomendável colocar os pés de molho em água morna antes de efetuar a massagem.   


Nossa sugestão é que junte nessa água um pouco de sal grosso à proporção de uma colher de sopa para cada litro de água e algumas gotas de óleos essenciais de maracujá, erva doce ou  camomila, cujas essências são relaxantes.

Após o banho de imersão dos pés e massagem, não se esqueça de deitar com as pernas levantadas, bem acomodadas, por, pelo menos, meia hora... no mínimo... e assim completar a terapia de descanso das pernas e pés e prevenção de varizes, caso ainda não as tenha. Mas se já as tiver, esse é um tratamento alternativo que seguramente alivia as dores, cansaço e desconforto, causados por elas.

Procure dormir sobre o lado esquerdo do corpo, apoiando os pés em almofadas de pequena altura, para não causar desconforto.

Considere que também é importante manter uma alimentação balanceada e livre de gorduras saturadas, pois estas impedem o fluxo sanguíneo, comprometendo severamente a circulação do sangue, causando as retenções que originam as varizes.


  • ·         Compressas de chá:  - alguns  chás podem ser usados como compressas.  Tenha em mente que compressas para varizes NUNCA devem ser quentes. Dê preferência para a temperatura ambiente. Em algumas ocasiões pode-se usar a compressa mais fria, porém, não é recomendado o uso de compressas geladas, pois podem causar câimbras.


·         A pomada ou gel de hamamélis [ Hamamélis virginiana ] , tem propriedades adstringentes, anti inflamatórias e anti hemorrágica.
O chá de hamamélis deve ser feito da seguinte maneira:

1 colher de chá, rasa, de casca de hamamélis
1 xícara de chá, de água fervente.
Deixar em infusão por aproximadamente 10 minutos.
Consumir no máximo 2 xícaras por dia.

O hamamélis, apesar de eficiente no tratamento das varizes, apresenta contar indicação para mulheres grávidas ou amamentando, e também não deve ser consumido por crianças.

Igualmente, apresenta alguns efeitos colaterais:  como sedação, excesso de saliva, e em alguns casos, irritação do estômago.

Por essas razões, não deve ser usado além do recomendado. Também desaconselhamos o uso para pessoas com propensão a distúrbios estomacais, gastrites e úlceras intestinais.

O uso da pomada ou gel de hamamélis, regularmente,  já será suficiente para promover um grande alívio nos sintomas das varizes.

 Contudo, as demais alternativas não devem ser negligenciadas ou dispensadas... ^_^ 


  • ·         Castanha da Índia -  pode ser consumida em cápsulas, comprimidos, em pó, ou chá.
A castanha da índia apresenta propriedades adstringentes, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora.

Porém, ela também não é recomendada para gestantes e lactantes, crianças,  pessoas que fazem uso de anticoagulantes, pessoas com desordens nos rins e fígado e/ou lesões na mucosa digestiva,  e apresenta efeitos colaterais: irritação das mucosas digestivas e dermatite de contato.

A castanha da índia, embora eficaz no  tratamento das varizes, deve ser utilizada com super moderação, e com a observação de intervalos periódicos.  A superdosagem tráz  riscos para a saúde, devendo portanto, ser evitada e  suas consequências são: coceira, fraqueza, diminuição da coordenação, estupor, entre outros.

Preparo do chá:
1   colheres de sopa de folha de castanha da índia picada para
1 litro de água fervente.
Pode consumir frio ou morno. Jamais, quente.
Consumir apenas no dia em que o chá é preparado.
2 a 3 vezes ao dia, durante 1 mês.
Intervalos mensais para o consumo.
Durante o intervalo, consumir outro chá.

  Chá de Milefólio [mil folhas – Achillea Millefolium] -  este chá não deve ser consumido por gestantes e lactantes.

Também pode ser utilizado em compressas sobre as áreas afetadas por varizes, sendo que, neste caso, deve-se evitar a exposição ao sol direto, logo após a aplicação.

Propriedades: anti inflamatórias, anti reumáticas, anti sépticas, adstringentes, cicatrizantes, digestivas, hemostáticas entre outras.

Pode apresentar efeitos colaterais como dores de cabeça e irritações na pele.  

Preparo do chá:
1 litro de água fervente,
2 colheres de sopa de flores de melifólio.
Beber duas xícaras por dia: uma em jejum e outra a noite, antes de dormir.


·         Chá de Erva de Bicho também conhecida como pimenta do brejo, curage, cataia, capiçoba,  este chá também pode ser usado como compressa, 2 a 3 vezes por dia.


O sabor do chá é fortemente apimentado.

Suas aplicações são para o tratamento das varizes, má circulação, infecções da pele, dores musculares, infecções urinárias e até queda capilar...  [O.o – nunca testei... mas... >.<]

Esta é outra erva que deve ser, definitivamente, evitada por gestantes, devido às suas propriedades abortivas e sendo assim, também não deve consumida por lactantes.

Preparo:
1 colher de sopa de folhas picadas, para
1 xícara de chá de água fervente.

·         Chá Composto de Alecrim, Bardana e Tanchagem 

O Alecrim não é só tempero pra deixar a comida mais gostosinha... acerta quem inclui o alecrim na sua dieta [quase]  diária, pois essa planta, além de condimento é excelente para tratar varizes e outros males, como enxaqueca, má digestão, gases, tosse, sinusite, bronquite, cistite, entre outros... sua possibilidade de atuação é vasta...

O Alecrim tem propriedades expectorantes, antibacteriana, digestiva, diurética, reumatismal, anti séptica e adstringente.

Pode apresentar reações alérgicas como efeito colateral, quando consumido em excesso.

É contra indicado para mulheres grávidas, lactantes e crianças...

Bardana – essa planta também encontra-se entre as que têm vasta aplicabilidade, e entre suas propriedades está a ação anti inflamatória, cicatrizante, depurativa , tônica e anti séptica, que são as que mais interessam para os problemas de varizes.

Os efeitos colaterais apresentados pela bardana são o aumento da frequência urinária, estimulação das contrações uterinas e hiperglicemia em pacientes diabéticos.

Mulheres grávidas, lactantes,  crianças e pessoas com diarreia não devem consumir  bardana.

Tanchagem -  também com propriedade  cicatrizante  e anti inflamatória, entre outras,  sua aplicabilidade também é bastante abrangente, indo além do tratamento de varizes.

Não é indicado para gestantes, lactantes e pessoas com pessoas com problemas cardíacos. O pólen da planta pode causar alergias.




Preparo:
1 colher de sopa de cada uma das ervas – folhas picadas – para
1 litro de água fervente.
2 vezes ao dia.
Para 1 xícara de chá, use apenas ½  colher de chá de cada erva picada.
Consumir morno ou frio, no mesmo dia.

* * *

Bons Tratamentos... Boa Noite e Bons Sonhos...

Leitura adicional:

Varizes... Um pouco mais sobre...

* * *

O homem disse que tinha de ir embora– mas antes queria me ensinar uma coisa muito importante: Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto de sua vida, disse o homem. Quero, respondi. O segredo se resume em três palavras, ele pronunciou com intensidade, mãos nos meus ombros e olhos nos meus olhos: - Pense nos outros.
Fernando Sabino

* * *

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração.
George Carlin

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.