segunda-feira, 23 de abril de 2018

Mantras e Musicoterapia...

A nossa apresentação de hoje está super editada por razões óbvias... >.< ... ficaria bem complicado postar um artigo de 58 páginas... então... segue um super resumo com o link pra você baixar toda a pesquisa, caso tenha interesse em estudar um pouco mais o assunto.

O Link do PDF está no subtítulo do artigo.


Apresentamos nosso trabalho de pesquisa com Mantras e Musicoterapia.

Esse trabalho foi importante para nós, não só a nível de conhecimento, mas a prática da proposta nos trouxe resultados bem satisfatórios.

Esperamos que nossa pesquisa, de alguma forma, seja útil para aqueles que, como nós, buscam maneiras de equilibrar a própria energia e a do ambiente onde vivemos, melhorando nossa qualidade de vida e, principalmente, contribuindo para que nos tornemos seres mais evoluídos e iluminados espiritualmente.
Use seu Conhecimento com Sabedoria...


Esse trabalho teve início por uma necessidade pessoal minha...

Não abraço nem pratico nenhuma religião e essa perspectiva me dá a liberdade de conhecer e usar o que há de melhor em todas elas...

Quase tudo em nossa vida começa por uma necessidade específica, e aqui não foi diferente... Um dia eu apenas senti a atmosfera ao meu redor um tanto sufocante, e claro, como acredito no poder da energia, atribuí a algum distúrbio no meu ambiente pessoal, tal desconforto...

E a pesquisa que andava lenta e eternamente no rascunho, começou a ganhar novos contornos... começou a se desenvolver e logo, surgia como uma alternativa para equilibrar a energia do espaço físico que me abriga, e do meu ambiente espiritual.

Os mantras têm uma força espiritual inquestionável... isso todos nós sabemos...

Mas, como espírito ávido de conhecimento, busquei informações que me ajudassem a usar os mantras da forma mais correta possível.

Entre informações e informações, percebi que as opiniões não são unânimes sobre alguns aspectos do uso dos mantras. Por exemplo, existem aqueles estudiosos que afirmam que podemos criar nossos próprios mantras, de acordo com a nossa necessidade; entretanto, outros afirmam que somente aos sábios é possível criar mantras realmente poderosos.

Na minha opinião, podemos encontrar um ponto de equilíbrio entre as opiniões, que obviamente, são fundamentadas na experiência de cada integrante desses grupos, assim como a minha percepção se baseia em estudo, observação e aplicação do conhecimento aos “casos concretos”.

A PNL [Programação Neuro Linguística] nos ensina que podemos modificar nosso padrão de pensamento, desconstruindo ideias limitantes, substituindo-as por ideias libertadoras e construtivas.

O processo se dá através da repetição constante de ideais novas que venham substituir as antigas.
São exercícios de disciplina mental, como na Yoga, na Meditação, e com a mesma aplicabilidade  do uso do Mantra.

A nossa vivência tem nos mostrado que podemos conjugar várias técnicas como recurso para obtemos uma cura, uma melhora na qualidade de vida, uma harmonização seja pessoal ou de ambiente.

Para isso temos lançado mão de vários recursos como músicas, mantras, incensos, cores, cristais, chás...

É algo que estamos estudando já há alguns anos, e entre dúvidas e acertos, esse resultado foi se delineando gradativamente, mais intensamente em alguns momentos, mais sutil em outros...

Desenvolvemos nosso trabalho com mantras, em um molde bem diversificado, sem nos prendermos a qualquer dos  padrões religiosos existentes.

Mas não são só os mantras que fazem parte de todo esse trabalho para limpar e harmonizar nossa morada, e nossa energia.
Em vários outros artigos, apontamos para alguns recursos que podem ser usados em conjunto com os mantras.

·         1 – Tenha sempre em casa alguns cristais, ou pedras de rio, que podem ser colocados em vasos de plantas, ou em alguma parte do seu jardim, se você tiver algum.

·         2 – Cultivar plantas em casa, seja em vasos ou no quintal, ajuda a harmonizar seu ambiente... a música terapêutica, ou os mantras, colaboram com a energização das mesmas, que por sua vez, irão colaborar com a energização do seu ambiente. 

É o maravilhoso ciclo da energia que se renova e se sustenta.

·         3 – Seja cuidadoso com o que você assiste na TV... ou o que você vê na internet, principalmente à noite...

·         4 – Incensos são incríveis pra criar um clima de bem estar.

Mas lembre-se, o verdadeiro milagre só acontece em nosso coração, com a mudança do padrão dos nossos pensamentos, com uma efetiva mudança de atitude diante da vida, com a transformação e elevação dos nossos sentimentos.
Só assim deixaremos de ser os anjos caídos...
♣♣♣♣♣♣♣
Algumas explicações fundamentais sobre o trabalho que segue:

·         - Os mantras foram usados em sequências de 21 dias, em três fases distintas com intervalos de 7 dias, entre uma fase e outra.

Os 21 dias foram apenas intuição, já que muitos trabalhos de limpeza e harmonização são feitos em 21 dias... 

Contudo, existe sim uma explicação tanto holística como científica para essa estrutura de 21 dias.

Os 21 Dias

Considerando-se o aspecto espiritual, podemos explicar da seguinte maneira: sempre que movimentamos uma energia de frequência mais elevada, ou seja, uma energia de padrão vibratório mais sutil, com a intenção de “limpar e-ou purificar, esta energia estará agindo diretamente sobre cada chacra pelo período de três dias, sendo esse tempo o supostamente necessário para a limpeza das densidades de cada chacra, removendo ou transmutando as energias densas neles alojadas, possibilitando que o chacra passe a girar na frequência adequada, promovendo o equilíbrio do mesmo e, via de consequência, nosso equilíbrio.
Esse é um processo involuntário, que pode mostrar-se ameno ou não, uma vez que a energia começa a atuar sempre a partir do nível mais denso, para o mais sutil.


  • *      Quando algum comportamento se repete o cérebro cria vias sinápticas mais rápidas, de maneira que uma ação aciona a ação seguinte, de forma quase automática.  O Segredo.


  • *      " Um dos pioneiros na Teoria dos 21 Dias foi o cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz, em 1960. Ele relatou que seus pacientes notavam as mudanças nas cirurgias apenas após 21 dias da operação, e registrou no livro Psico-cibernética que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. " O Segredo.  Portal IBC.


Fonte:

Os 7 Dias


Vamos falar um pouco sobre esse período de 7 dias, pois foi o período utilizado entre uma fase e outra dessa proposta que desenvolvemos com Mantras.

Um fato interessante é que o uso dos 7 dias é histórico, mas também místico, e está fundamentado em costumes dos povos mais antigos que se guiavam pelo fluxo lunar, pelo movimento das estações, pelas estrelas... e por aí vai...

*      " Na antiguidade, a Lua era muito mais significativa ao homem do que o Sol, porque iluminava as noites, conceito que hoje não é bem compreendido. A origem do período de 7 dias está intimamente ligada com sua proximidade em duração com as fases da Lua, que acabaram gerando os primeiros calendários anuais, hoje conhecidos como calendários lunares, e que também acabaram gerando em nível global os calendários semanais. " Wikipédia

O período de 7 dias é aproximadamente o período de uma fase lunar.


“O número 7 (sete) representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e a vontade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação.” Dicionário dos Símbolos

 

Importantes Considerações Sobre Mantras
O mantra é uma vibração sonora que usamos na maioria das vezes na meditação, mas podemos usar independente dela também.

Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente.

O mantra é uma vibração sonora que, quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Ele acalma nossas mentes e sentidos, relaxa o corpo e nos liga às energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa. O mantra é definitivamente uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.

Os mantras são sons sagrados que ajudam a entrar em estado de meditação. Dotados de grande força energética, eles também nos ajudam a realizar nossos desejos. Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade, desde que sejamos dignos e estejamos aptos para isto – diariamente, ou pelo menos em dias alternados.

A pronúncia correta é muito importante para que ele se mostre eficaz, pois os mantras estão em idioma sânscrito, a língua sagrada dos hindus. Assim, onde aparece a letra h, repita como se fosse rr. Salvo alguns casos em que representa j exalada.

A força do mantra reside em sua entonação correta e na mentalização adequada.

  

Mantras e Chakras:
As rodas de energia numa dada frequência produzem os sons que são emitidos por nós pelas suas vibrações. Daí descobriu-se o som especifico de cada chakra, conhecidos também de bija mantras, que quando são entoados repetidamente, suas vibrações sintonizam com estes canais, equilibrando cada centro energético e influenciando diretamente nosso estado de espírito.
Lam:
Som do chakra Muladhara, localizado na base da coluna vertebral. É regido pelo elemento terra, sua cor é vermelha. É a nossa ligação com este mundo, nosso senso de sobrevivência e medos.
Vam:
Som do chakra Swadhisthana, localizado pouco abaixo do umbigo, seu elemento é água e sua cor laranja. Está associado a reprodução, como também ao prazer sexual e material.
Ram:
Som do chakra Manipura, localizado no plexo solar, de elemento fogo e cor amarela. Relacionado à nossa mente racional, vitalidade e vontade.
Yam:
Som do chakra Anahata, localizado no centro do coração, tem como elemento o ar e a cor verde. É a união entre as energias materiais e espirituais. Está associado com o amor e a compaixão.
Ham:
Som do chakra Vishuddha, localizado no centro da garganta, seu elemento é o éter e sua cor é azul. Está associado à comunicação e à auto-expressão.
Om:
Som do chakra Ajna. Contém o princípio da Unidade, a energia masculina e feminina. É centro da terceira visão, da inteligência cósmica e da intuição. Cor índigo.
Muitos praticantes não entoam nenhum mantra para o último chakra e permanecem apenas em silêncio, mas em algumas técnicas é utilizado o Ogum Satyam Om.
Ogum Satyam Om:
Som do chakra Sahasrara. Está localizado no topo da cabeça e contém todos os elementos. É relacionado à habilidade de se conectar espiritualmente, à paz e à sabedoria. Sua cor é o lilás."





Musicoterapia – Terapia Holística
Sobre Terapia Holística

A terapia holística, diferentemente das terapias tradicionais, não trata essencialmente da matéria, e sim da mesma, pelo prisma de que as doenças físicas são consequência de desajustes emocionais e-ou espirituais.
 
Portanto, quando a doença se manifesta no corpo somático, significa que o emocional já está seriamente afetado.

Evidentemente, toda terapia séria não ignora as questões genéticas e predisposições orgânicas que facilitam o desenvolvimento das moléstias físicas, contudo, este aspecto sempre é observado em conjunto com todo o histórico emocional do paciente.

Contudo, é preciso entender que nem todos os profissionais holísticos, tem a mesma visão espiritualista, e alguns, talvez nem mesmo as tenham.

Cada profissional usará suas ferramentas de acordo com seu conjunto de crenças, convicções e suas percepções personalíssimas, ou fará uso das mesmas, apenas baseando-se em seu conhecimento holístico “técnico”.

Por fim, podemos perceber que a Terapia Holística, trata do paciente em si, e não da doença como prioridade.


♣♣♣♣♣♣♣
Musicoterapia: a terapia consiste em usar os elementos da música (som, ritmo, harmonia e melodia) para as reabilitações física, mental e social de indivíduos ou grupos. Muito indicada para auxiliar pessoas autistas a interagir e se socializar.

Induz ao movimento: se a música é boa, é impossível ficar parado. Ela também ajuda na movimentação durante as atividades físicas.

Melhora a comunicação: propõe uma nova forma de se comunicar devido aos tempos e as cadências diferentes da fala.

Cria vínculos: é normal uma música te lembrar alguém ou algum momento.

Ameniza dores emocionais: já ouviu falar em “quem canta seus males espanta?”

Acalma: ajuda a combater o estresse e a ansiedade.

Fortalece a memória: estimula novos caminhos no cérebro. Tocar alguns instrumentos melhora ainda mais o desempenho desse órgão.

Promove o autoconhecimento: ao ouvir uma música, você acaba descobrindo sensações, emoções e sentimentos próprios.

Dormir e acordar: sons mais calmos ajudam o corpo a relaxar, já os mais animados ajudam a despertar e trazer energia para o corpo.

Gestação: é indicado que as mães escutem música a partir da 21ª semana de gravidez; neste período, o tímpano entra em contato com líquido amniótico e começa a processar vibrações, fazendo com que os bebês ouçam os barulhos externos.


por: Vários Autores [*]

O que é Musicoterapia?



Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.
 
♣♣♣♣♣♣♣

Atualmente existem pesquisas voltadas para músicas gravadas em frequências binaurais, com objetivos também terapêuticos.
Entre os múltiplos benefícios pesquisados, os mais importantes são os de acalmar e limpar a mente e eliminar estresse.

Como exemplo temos as músicas gravadas em 528Hz – acalmar e equilibrar a mente; tranquilidade; ajustar os batimentos cardíacos; limpar estresse e preocupação; acalmar conflitos.

- Ajuda a dormir. 


·         Binaural - literalmente significa "possuindo ou sendo relacionado às duas orelhas".
         A audição binaural, juntamente com a filtragem de frequências, permite aos animais determinar a direção da origem dos sons. É uma técnica de gravação e reprodução sonora bastante interessante, pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente. Alguns áudios binaurais também são usados em terapias; tais áudios têm o poder para acessar em uma certa frequência o subconsciente humano, podendo alterar coisas no corpo como a liberação de endorfina, também usados para meditação. Para a gravação são colocados dois microfones acoplados à cabeça de um manequim ("dummy head"). Os microfones devem ser colocados na posição das orelhas.
·         Um detalhe importante é que o efeito não é perceptível quando reproduzido em alto-falantes. Para percebê-lo claramente, é necessário ouvi-lo através de fones de ouvido. “ Wikipédia
O cérebro humano trabalha com 4 ondas, medidas em frequência de ciclos por segundo (hz):
Delta – são as ondas de frequência mais baixa, indo de 1 a 3 hz, consideradas as responsáveis pelo estado de transe ou relaxamento profundo;
Theta – [ou teta] – a frequência dessa onda varia de 3 a 7 hz e ela é a responsável por aumentar a criatividade, melhorar a memória e o aprendizado, ajudando ainda nos processos de cura e beneficiando pessoas que querem se livrar de algum vício;
Beta – atua na faixa de frequência de 13 a 30 hz e refere-se ao estado de alerta e raciocínio, atuando em estados de estresse e ansiedade;
Alfa – essa onda possui uma faixa de frequência que vai de 7 a13 hz estando encarregada da felicidade, relaxamento, aumento de foco e meditação.
Contudo, esses valores não são unanimidade entre os estudiosos e encontramos outros relativamente a cada onda, como:
BETA (14-40HZ) – A CONSCIÊNCIA DE DESPERTAR E A ONDA DO RACIOCÍNIO.
ALPHA (7.5-14HZ) – A ONDA DO RELAXAMENTO PROFUNDO
THETA (4-7.5HZ) – A ONDA DA MEDITAÇÃO LUMINOSA E DO DORMIR
DELTA (0.5-4HZ) –  A ONDA DO SONO PROFUNDO.
GAMA (ACIMA DE 40HZ) – A ONDA DOS ‘INSIGHTS’
Fonte:
♣♣♣♣♣♣♣
O que são batidas binaurais e sons holofônicos?
Batidas Binaurais são usadas para criar 2 ondas de frequência distintas,  apresentadas separadamente, cada uma a um ouvido. O cérebro reage criando um terceiro tom, que é a diferença entre os dois apresentados. Isto permite ao cérebro se sintonizar diretamente a uma frequência que, teoricamente, o ouvido não "escutaria".
 

Os sons Holofônicos incorporam vários sons de áudio 3D, que envolvem e estimulam cada hemisfério do cérebro, individualmente. Junto com as batidas binaurais e solfeggios de 528 Hz, essa experiência auditiva levará suas meditações a um novo e aprofundado nível!
 

Nessas meditações, você literalmente perceberá a interação entre os hemisférios do seu cérebro.
 

Em efeito, essas batidas têm o mesmo impacto e benefícios de um estado meditativo profundo, semelhante ao transe hipnótico ou à mediação transcendental. Poucas pessoas conseguem entrar em tais estados profundos de hipnose e meditação transcendental, e para tanto podem ser necessários muitos anos de aperfeiçoamento. Assim, os benefícios imediatos de se usar as batidas  binaurais ficam muito evidentes.



Fonte: http://arcadesonhos.googlepages.com/ohomemeosonho
Solange Christtine Ventura
www.curaeascensao.com.br


♣♣♣♣♣♣♣

Benefícios proporcionados pela musicoterapia e músicas em frequência binaurais:
 - qualidade de sono;
- maior disposição e motivação;
- aumento de energia e da capacidade de raciocinar;
- purificação do corpo e da mente;
- maior foco de concentração;  
- aumento da criatividade;
- alívio de dores emocionais e físicas;
- mais confiança e segurança;
- contribui para a mudança de hábitos nocivos e superação de vícios;
- contribui para o processo meditativo;
- libera endorfina [também popularmente conhecido como “hormônio da felicidade”]
- controle de estresse e ansiedade;
- contribui para a melhoria dos processos de aprendizado e estudo;
- ajuda a melhorar a memória;
- auxilia a recuperação rápida;
- contribui para uma melhor produtividade no trabalho ou outras atividades que a pessoa exerça.
♣♣♣♣♣♣♣
 
 





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.