domingo, 29 de novembro de 2015

Ervas 02 – Aplicações Específicas


Abordando de forma direta e simples, ervas e afins que ajudam a controlar e combater problemas específicos, que já foram abordados de forma mais completa em outros artigos.

Aqui apenas acrescentamos mais opções àquelas que já constam do nosso projeto de glossário.

Todas as informações foram amplamente pesquisadas na internet, que é nosso meio de buscar conhecimento, e alguns cursos online que tivemos a oportunidade de participar, obtendo o material dos mesmos.


Muitas dessas ervas, nós utilizamos pessoalmente e podemos constatar os benefícios.



ADVERTÊNCIA

 Não se faz uso indiscriminado de qualquer erva ou medicamento.

         Não existe isso de “é da natureza não faz mal” , pois algumas ervas são contra indicadas e nós temos a responsabilidade de divulgar essa contra indicação quando constatamos a existência da mesma. Para maiores informações consulte nossos outros artigos e os sites que indicamos para leitura e pesquisa.

         Nós não prescrevemos tratamento para qualquer tipo de doença; apenas indicamos coadjuvantes a tratamentos que tenham sido prescritos por médicos licenciados.

         O uso incorreto de qualquer tratamento alternativo aqui indicado é de responsabilidade de quem usa e não se dá o trabalho de consultar os artigos do nosso blog, ou na falta de informação no mesmo, pesquisar em outros espaços.

         Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com problemas ou sensibilidades estomacais ou no fígado, crianças e idosos devem acautelar-se com o uso de ervas sem a devida consulta ou acompanhamento de médico especializado em fitoterapia.

         Jamais abuse das dosagens recomendadas, sob o risco de sofrer danos em sua saúde.




Como coadjuvante para os tratamentos de:


Hipertensão.

Embaúba.

Alho.*

Melissa ou Erva Cidreira – calmante natural, ajuda a controlar a pressão.

Rabo de Cavalo – propriedades diuréticas.

Alface.

Alpiste.

Amoreira ou Amora

Chá composto de Alecrim, Cana e Quebra-pedra.

Batata inglesa e chuchu - a casca de cinco delas deve ser fervida durante vinte minutos em fogo brando. Coe a infusão e beba duas xícaras desse líquido ao longo do dia. A mesma receita serve para o chuchu, basta trocar a casca das batatas pelo miolo do chuchu. Tome essa infusão a cada três horas.

Hibisco - propriedades anti-hipertensivas, diuréticas e calmantes.*

Margarida e alecrim – ambos com propriedades diurética e calmante.*

* Estes chás são contraindicados na gravidez, amamentação e para indivíduos com problemas na próstata, gastroenterite, gastrite ou úlceras no estômago.


Diabetes, ou controle de açúcar no sangue.

Chicória

Ginseng

Goma-guar

Gymnema Sylvestre - é considerada uma das ervas mais eficazes para controlar o açúcar no sangue. Quando usada antes das refeições, deixa os blocos de açúcar com gosto mais acido, reduzindo assim, o desejo de consumir açúcar. As moléculas do princípio ativo da 
Gymnema sylvestre bloqueiam os receptores de gosto açucarado nas papilas gustativas por algumas horas. Também ajuda estabilizar níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina.

Jambolão

Jamelão

Melão Amargo - apresenta capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue, sendo útil para o tratamento do Diabetes mellitus. Essas propriedades químicas que reduzem o açúcar no sangue são encontradas com maior abundância no fruto do melão-amargo e são uma mistura de saponinas esteroides, conhecidas como esteroide-charantina, insulina, peptídeo C e peptídeo insulinotrópico glicose-dependente (GIP), além de alcaloides.



Colesterol e triglicerídeos.

Alcachofra

Alcaçuz* - Faça uma decocção de alcaçuz, que é similar ao chá. Use 1-5 g de raiz de alcaçuz  seca para fazer chá. Alcaçuz ajuda a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol).

         *Atenção - Consumir mais de 20 g por dia pode aumentar os níveis do hormônio aldosterona e causar problemas de dores de cabeça, pressão arterial elevada e de coração. Portanto, vá com calma com este aqui.

Ban-Chá

Carobinha

Chá de Java

Chá Verde

Chapéu de Couro

Cúrcuma – triglicerídeos.

Dente de Leão

Erva de Bugre

Graviola

Sete Sangrias


Ansiedade.

Ashwagandha -  é originário da Índia e pode ser encontrado em capsulas.

Camomila – usada para acalmar nervosismos casuais e não ansiedade a longo prazo.

Espinheiro Branco – entre as propriedades desta erva, podemos destacar a capacidade de 
melhorar e evitar doenças cardiovasculares. Atua como redutor da pressão arterial (hipotensor) e melhora a circulação do sangue, permitindo que o coração bombeie com mais força. Tem efeitos sedativos no sistema nervoso simpático e se administra em pacientes com casos leves de nervos ou ansiedade. Pode ser consumida a tintura do espinheiro branco e diluir em sucos, água ou infusões.

Erva Cidreira ou Melissa

Erva de São João

Erva Doce

Ginseng

Kava-Kava*– somente deve ser consumida sob orientação de especialista em Phitoterapia, mesmo não causando dependência.

         *Atenção - Não deve ser consumida por pessoas com problemas e sensibilidades de fígado.

Lavanda - Não dê lavanda a meninos que não atingiram a puberdade. Ela pode interferir nos hormônios que causam o crescimento natural.

Lúcia-Lima - Tem várias propriedades, dentre elas, relaxar o corpo, atuar em problemas relacionados com estresse, nervos e ansiedade, bem como insônia. Algumas pessoas a consomem porque tem propriedades digestivas, elimina os gases intestinais (é carminativa) e evita ou alivia as cólicas (é antiespasmódica). Podemos usar suas folhas frescas para condimentar muitos pratos ou temperar limonadas e sucos. Se conseguirmos suas folhas secas podemos preparar um chá (um punhado de folhas para cada xícara de água fervente). Podemos combiná-la com a Valeriana, Camomila, Menta ou Poejo.

Manjericão

Passiflora ou Flor de Maracujá – contra indicada na gravidez. [vide glossário]

Tília - É por excelência a erva aconselhada para pessoas que têm ansiedade, nervosismo ou estresse. Um chá de tília (feito com as flores) é excelente para ajudar a dormir bem, para tranquilizar ou para evitar a insônia. Se o sabor for considerado desagradável,  prepare um chá com uma colher de sopa de tília seca e outra de uma dessas três ervas: Camomila, Valeriana ou Verbena.

Valeriana – propriedades calmantes, reduz o estresse e promove o sono.


Arritmia cardíaca.

Agripalma

Alecrim

Alho

Angélica

Cebola-albarrã

Erva Cidreira ou Melissa

Espinheiro Branco

Flor de Adônis

Quina

Visco



2ª.  Parte

Caso alguma das ervas dessas combinações cause algum tipo de alergia ou desconforto ao usuário, a mesma pode ser suprimida das fórmulas.

Por outro lado, as mesmas ervas podem ser usadas separadamente sem que percam suas propriedades curativas.


Pressão Alta

 Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça:

Abacateiro + Erva de bugre + Sete Sangrias + Chapéu-de-couro + Capim cidrão

ABACATEIRO - Persea gratissima G.
A folha do abacateiro é indicada contra a hipertensão, diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras, o ácido úrico, os distúrbios da digestão, além de inchaço dos pés.

ERVA-DE-BUGRE - Casearia sylvestris
Ácido úrico, artrite, circulação, depósitos gordurosos, diarreia, dores do peito e do corpo, gastrite, hematoma, inchação das pernas, inflamação, micose, mau hálito, obesidade, Pressão alta, reumatismo, tônico cardíaco, úlceras e vermífugo.

SETE SANGRIAS - Cuphea spp.
Para baixar a pressão arterial, aliviando arteriosclerose, palpitações, bom para estômago, intestino e reumatismo. Auxilia o combate ao colesterol, é diurética, fortifica o coração, limpa os rins. Alivia afecções de pele e doenças venéreas. Sudorífica, ajuda baixar febre.

CHAPÉU DE COURO - Echinodorus grandiflorus Micheli

CAPIM-CIDRÃO - Cymbopogon citratus – Stapf
É utilizado como refrigerante, diaforético, anti febrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas.



Diabetes

Pata de Vaca + Pedra Ume Caá [ou Ká ] + Ipê Roxo + Graviola + Carqueja.

PATA DE VACA => Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarreias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

PEDRA UME CAÁ – OU KÁ => Empregado no tratamento do diabetes colesterol, aftas, diarreia, dieta para emagrecimento, enterite, problemas renais.

IPÊ ROXO => É usado como antifúngico, anti mutagênico, úlceras, antibacteriano, anti inflamatório, artrite, algumas formas de leucemia, anemia, diabetes.

GRAVIOLA => Vitaminizante, abscesso, artrite, asma, bronquite, colesterol, coração, diabetes, diarreia, dietas de emagrecimento, febre, gripe, hipertensão, nevralgia e reumatismo.

CARQUEJA => Tônico estomacal que controla o apetite, é utilizado em dispepsias, anemia causada por perda de sangue, contra debilidade intestinal, cálculos biliares, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins, má digestão, má circulação, diabetes e boca amarga.



Colesterol

Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Chapéu de Couro + Pedra Ume Ká



Outras dicas importantes, você encontra nestas páginas: 













Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nosso espaço é moderado com o objetivo de evitar debates impertinentes e outros assuntos em desacordo com o nosso objetivo. Agradecemos sua compreensão.